Carlos Bica apresenta novo disco no Porto e em Lisboa
Porto, 19 Jun (Lusa) - O contrabaixista Carlos Bica, considerado uma das maiores referências do jazz europeu, apresenta sexta-feira na Casa da Música (Porto), e sábado na Culturgest (Lisboa) o seu mais recente CD, intitulado "Matéria Prima".
Nestes concertos, Carlos Bica procura, através de um repertório maioritariamente constituído por composições da sua autoria, expor aquilo a que o próprio contrabaixista chama "portuguesismo na música improvisada".
Nascido da vontade de "criar uma formação constituída na sua essência por músicos portugueses", o projecto "Matéria Prima" conta com a participação de alguns dos melhores intérpretes nacionais.
Além de Bica no contrabaixo, a formação integra o pianista João Paulo Silva e o guitarrista Mário Delgado, dois consagrados do jazz nacional, a que se junta João Lobo, a jovem revelação da bateria.
O convidado especial deste concerto é o trompetista Matthias Schriefl, um jovem músico que recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais e que é considerado pela crítica especializada o mais destacado elemento da nova geração do jazz alemão.
A carreira internacional de Carlos Bica tem proporcionado ao contrabaixista o contacto com músicos de diferentes nacionalidades, das mais diversas escolas e estilos musicais, procurando em cada um a habilidade de contar histórias com uma única matéria-prima, o som.
Entre os músicos com quem Carlos Bica tem trabalhado, destacam-se o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black, os seus companheiros no seu trio Azul.
A música de Carlos Bica articula referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz e às músicas improvisadas, um perfil que também é aplicável à própria trajectória do intérprete e compositor.
Carlos Bica frequentou a Escola Superior de Música de Würzburg e integrou a Orquestra de Câmara de Lisboa.
O contrabaixista trabalhou e gravou na área da música popular portuguesa com Carlos do Carmo e Camané, tendo também participado regularmente em numerosos festivais de jazz internacionais.
PF.
Lusa/Fim