Carlos Pinto Coelho distinguido no concurso internacional Controluce, em Itália
Lisboa, 08 Abr (Lusa) - O jornalista Carlos Pinto Coelho venceu a edição de Inverno do prémio fotográfico Controluce, em Itália, distinção que o próprio reconheceu à Lusa como a "mais importante" recebida na sua carreira.
O concurso é promovido pela Controluce, uma fundação italiana também representada numa revista mensal "com grande destaque à fotografia", afirma o jornalista.
"Rain in the palace", a fotografia premiada, a preto e branco, foi tirada em Praga, República Checa, junto ao Palácio local, e mostra, num dia de chuva, um guia turístico sem chapéu-de-chuva e com a face voltada para o chão na frente de um grupo de turistas.
A imagem é vista pelo autor como um "instantâneo de jornalista", acreditando Carlos Pinto Coelho que a profissão foi decisiva no registo da fotografia.
"Se não fosse jornalista, acredito que a imagem não me teria chamado", sublinha, reforçando ainda que "a imagem é que chama o fotógrafo e não o contrário".
Carlos Pinto Coelho sublinha a sua condição de "fotógrafo amador", epíteto que resulta por "respeitar demasiadamente os fotógrafos profissionais".
O concurso internacional Controluce promove anualmente quatro prémios de fotografia, repartidos pelas estações do ano. Para a edição de Inverno do prémio, que distinguiu Carlos Pinto Coelho, chegaram a concurso 234 fotografias de fotógrafos de 15 países.
A mais recente exposição fotográfica de Carlos Pinto Coelho esteve patente na Galeria do Museu de Cáceres, Espanha, entre Setembro e Outubro de 2008, com imagens "nunca antes vistas" em Portugal.
O jornalista tem editados no mercado nacional quatro livros de fotografia, e destaca como "mais significativo" o volume "A Meu Ver", cuja primeira edição remonta a 1992.
A segunda edição da obra, corrigida e aumentada e datada de 2006, engloba em simultâneo com as fotografias de Carlos Pinto Coelho textos de "270 nomes irrecusáveis", casos de Natália Correia, José Saramago ou José Cardoso Pires.
PZF.