Carnaval do Rio de Janeiro espera recorde de receitas e de blocos de foliões

A cidade do Rio de Janeira espera números recorde de blocos carnavalescos e de receitas, com um milhão de turistas aguardados na capital mundial do Carnaval.

Lusa /

As ruas do Rio de Janeiro recebem turistas de todo o mundo e os cálculos apontam mais uma injeção de 2,2 mil milhões de reais (690 milhões de euros) na economia local, refere a Prefeitura do Rio de Janeiro, num ano em que os 456 blocos carnavalescos constituem um novo recorde de participação de foliões.

Em todo Brasil, o Ministério do Turismo prevê a circulação de 6,8 milhões de turistas nacionais e estrangeiros durante o Carnaval.

A seguir ao Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo e de Pernambuco são as que movimentam mais gente durante o Carnaval.

No caso do Rio de Janeiro, para este aumento de turistas contribuiu a exposição mediática da cidade, que vai acolher no próximo ano os Jogos Olímpicos e foi um dos palcos do Mundial de futebol de 2014.

Este afluxo contribuiu para o aumento dos preços na cidade, segundo indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

O Rio de Janeiro registou em janeiro a maior inflação entre as 13 maiores cidades do Brasil, com valores na ordem dos 8,9%, quase dois pontos percentuais acima da média nacional, de 7,14%.

Para este aumento de preços contribuíram os setores de serviços e de venda de alimentos e bebidas. A cerveja, apreciada pelos foliões, subiu 3% entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, um aumento três vezes maior que a nível nacional.

"No ano passado, comprávamos quatro latinhas de cerveja por dez reais (quatro euros). Agora, pelo mesmo valor, vendem-se apenas três", afirmou Gabriel Couto, do bloco O Samba Brilha, no Centro do Rio.

Tópicos
PUB