Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito entre Israel e Irão

Cartazes comemorativos dos 50 Anos do 25 de Abril em exposição em Nova Iorque

por Lusa

Os cartazes criados pela designer portuguesa Silvia Matias para o Ciclo de Conferências "Cravo, Palavra e Melodia", em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e do centenário de Amílcar Cabral, estão hoje expostos em Nova Iorque.  

O conjunto de cartazes hoje em exposição na cidade norte-americana de Nova Iorque foi inserido num ciclo que celebrou a cultura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e no qual Silvia Matias participou a convite do músico e escritor angolano Kalaf Epalanga, em agosto de 2024. 

Este ano, na véspera do aniversário da Revolução dos Cravos, os cartazes da designer portuguesa foram premiados pelo Type Directors Club de Nova Iorque, com o prémio de Excelência em Tipografia, na secção de Cartazes. 

Os cartazes estão hoje expostos na `Creative Week` de Nova Iorque e posteriormente passarão por mais de 10 países em exposição itinerante, como por França e Japão, disse hoje à Lusa Silvia Matias 

Inspirados na força da tipografia de cartazes da época, como "MFA:Povo-Voto/Voto-Povo", com "Cravo, Palavra e Melodia" a artista procurou recriar "essa referência tipográfica, mas com uma linguagem moderna". 

"Também no cartaz encontra-se a representação de um Cravo que se transforma num símbolo de infinito, pela ligação eterna dos povos de língua portuguesa. Assim como um símbolo gráfico de uma bandeira de união de uma história ainda com muitas outras narrativas por contar", explicou ainda Silvia Matias. 

O jogo de diferentes pesos e tensões tipográficas procuram recriar uma narrativa em constante alternância e relação, concluiu, ao explicar a sua obra. 

Tópicos
PUB