Casa da Música edita "O Estado da Nação" dos jovens compositores portugueses

por Lusa

A Casa da Música anunciou a edição de "O Estado da Nação", o registo de dois concertos em que foram "passadas em revista" as obras de todos os jovens compositores residentes nos 10 anos da instituição.

Em comunicado, a Casa da Música lembrou que as residências de jovens compositores iniciaram-se em 2007 com Vasco Mendonça e que "todos os anos, um jovem compositor escreve três obras a estrear pelos agrupamentos da Casa, com os quais tem oportunidade de trabalhar em proximidade, e pelo agrupamento de música de câmara vencedor do Prémio Jovens Músicos no ano anterior".

"Em 2015, ano em que a Casa da Música celebrou o 10.º aniversário, a Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble passaram em revista obras de todos os jovens compositores residentes ao longo da última década: Vasco Mendonça, Luís Lopes Cardoso, Daniel Moreira, Daniel Martinho, Ângela da Ponte, Igor C. Silva, Marco Barroso e Ana Seara", listou a instituição portuense.

A Casa da Música realçou que com este duplo CD é possível ficar a saber "como soa a música da mais jovem geração de compositores portugueses".

Os concertos tiveram lugar em maio do ano passado, no âmbito dos 10 anos da Casa da Música, tendo o primeiro contado com a direção musical de Pedro Neves e interpretação do Remix Ensemble com a soprano Leonor Barbosa de Melo, enquanto a segunda atuação esteve a cargo da Sinfónica, sob direção de Takuo Yuasa.

Tópicos
pub