Cascais inaugura novo espaço dedicado à obra de Raul Lino
A abertura ao público da Casa de Santa Maria e a inauguração da exposição dedicada a "Casas de Veraneio" da autoria do arquitecto Raul Lino assinalam, em Cascais, o Dia Internacional dos Museus que se comemora quarta-feira.
Com a inauguração agendada para as 18:30, o novo Espaço Memória pretende divulgar a obra do arquitecto (1979 - 1974), principalmente as obras de veraneio criadas neste concelho.
Além da Casa de Santa Maria, estão também representadas nesta mostra mais cinco exemplares das casas mais emblemáticas projectadas por Raul Lino em Cascais - Montsalvat, Casa Silva Gomes, Vila Tânger, Torre de São Patrício e Casa Vítor Shalk.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal de Cascais, cada casa é apresentada através da sua "biografia", sendo esta constituída pelos respectivos desenhos técnicos provenientes do Arquivo da Fundação Calouste Gulbenkian e do Arquivo Histórico Municipal, bem como desenhos e fotografias do Arquivo da família de Raul Lino e fotografias actuais das casas.
Paralelamente a esta exposição, inaugura no mesmo local e à mesma hora, a mostra de pintura e desenho "Reflexos" da autoria de Tomaz Rey Colaço.
Patente até ao dia 19 de Junho, esta mostra tem como ponto de partida a obra de Raul Lino e a sua influência no trabalho do artista.
Situada junto à Marina, a história da Casa de Santa Maria remonta a 1902, altura em que Jorge O`Neil a manda construir ao arquitecto Raul Lino.
Razões de ordem económica, levam a que 15 anos mais tarde, seja vendida a José Lino Júnior, irmão de Raul Lino que, nos anos 20, decide vendê-la, com todo o seu recheio a Manuel Espírito Santo Silva.
Em Outubro de 2004, a autarquia adquiriu o imóvel com o objectivo de o transformar num novo espaço Memória, dedicado particularmente à obra de Raul Lino e à "arquitectura de veraneio", bem como à de outros arquitectos seus contemporâneos, com edifícios construídos em Cascais.
A par desta mostra, a autarquia pretende também através de uma forte componente expositiva, relatar os diversos percursos e vivências da casa, ilustrando de forma lúdica os vários testemunhos da história social e política de Cascais, do país e do mundo.
Em breve o imóvel vai ser alvo de um conjunto de obras de reabilitação e de restauro, de forma a poder vir a acolher outro tipo de eventos, nomeadamente, conferências, workshops e concertos.
Fonte da câmara disse hoje à Lusa que não há ainda data prevista para a conclusão das obras nem o valor da intervenção, uma mvez que "só agora se vai dar início ao concurso".
A exposição "Casa de Santa Maria - Raul Lino em Cascais" está patente até ao dia 30 de Dezembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10:00 às 17:00.