Castelo Branco homenageia Zeca Afonso com festival em Malpica do Tejo

| Cultura

O Festival José Afonso que decorre a 30 de abril e 01 de maio, em Malpica do Tejo, recebe este ano 30 artistas e bandas, destacando-se a Filarmónica de Grândola e o sobrinho do cantor, João Afonso, foi hoje anunciado.

O 4.º Festival José Afonso - "Traz outro amigo também...", vai ter este ano dois dias, pela primeira vez, sendo que começa no dia 30 de abril, às 14:00, destacando-se a presença da Banda Filarmónica de Grândola que, em 1964, convidou Zeca Afonso para as suas comemorações e, três dias depois, então, o músico português respondeu com "Grândola Vila Morena".

"Vamos na quarta edição e este é um festival que está a ganhar raízes e começa a ter uma procura imensa de pessoas que se deslocam a Malpica do Tejo nestes dias", afirmou hoje em conferência de imprensa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O festival, que teve a sua primeira edição em 2014, é organizado pela Casa do Povo da freguesia raiana, com o apoio da Junta de Freguesia e do Município de Castelo Branco.

O objetivo passa por valorizar o património imaterial da freguesia de Malpica do Tejo, no concelho e distrito de Castelo Branco, e preservar a memória e homenagear o artista.

"O festival é, no fundo, também uma homenagem à história de Malpica. Todos sabemos a relação que Zeca [Afonso] teve com Malpica do Tejo e as canções que ali foi buscar", sublinhou o autarca.

Zeca, como carinhosamente é recordado, palmilhou o território daquela freguesia raiana, na década de 60 do século XX, onde recolheu inúmeras peças e reportório do cancioneiro da Beira Baixa, tal como Maria Faia.

Luís Correia adiantou ainda que este evento anual está integrado na política cultural do município que é também estendida às freguesias.

"Além do aspeto cultural, mostramos também a nossa aposta na dinamização social, cultural e económica nas freguesias do concelho. Comemoramos Zeca Afonso, mas também Malpica e Castelo Branco", sustentou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, José Galvão, apresentou o programa para os dois dias do festival, destacando a presença do sobrinho de Zeca Afonso, João Afonso, e a sua banda, que desde a primeira edição tem marcado presença.

Este ano, outra das novidades é a presença da Banda Filarmónica de Grândola no primeiro dia do festival e a presença, no dia 01 de maio, do presidente da Associação Zeca Afonso, Francisco Fanhais.

Desde o ano passado, o evento internacionalizou-se e nesta edição marcam presença vários artistas espanhóis, como Ana Andaluz Caballero, Jaime Lafuente e Jesús Ronda.

Tópicos:

Andaluz Caballero Lafuente, Beira, Faia, Filarmónica Grândola, Zeca Afonso,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.