Castelos teriam dezenas de compradores se fossem postos à venda
Os castelos portugueses se fossem postos à venda teriam dezenas de compradores, incluindo estrangeiros, o que podia aj udar a manter este património, afirmou o presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo.
Estes monumentos "vêem-se de longe, marcam a paisagem e atraem as pesso as", adiantou o responsável que falava aos jornalistas em Évoramonte, concelho d e Estremoz, onde decorrem hoje as comemorações do Dia Nacional dos Castelos.
Sousa Lobo lembrou que em Portugal os castelos são quase todos do Estad o, contando-se pelos dedos das mãos o número de castelos, fortalezas ou torres q ue são propriedade privada.
A sua concessão a privados, disse, podia "ajudar a manter esse patrimón io".
As comemorações do Dia Nacional dos Castelos têm como palco a histórica vila alentejana de Évoramonte, cujo castelo foi construído há 700 anos.
O vereador da cultura da Câmara Municipal de Estremoz, João Carlos Chou riço, explicou que o município pretendeu integrar as celebrações do Dia Nacional dos Castelos nas actividades comemorativas dos 700 anos do castelo de Évoramont e.
O programa comemorativo incluiu um conjunto de conferências relacionada s com a histórica localidade, a apresentação de um livro sobre o castelo de Évor amonte, com textos de diversos autores, e o percurso do imaginário.
Um jantar medieval hoje na Torre/Paço Ducal do castelo de Évoramonte co m animação da época completa o programa da iniciativa cultural.
O evento contou com cerca de 200 participantes, entre os quais o capitã o de Abril Otelo Saraiva de Carvalho.
A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, que visa a defesa e sa lvaguarda do património histórico militar, segundo o seu presidente, pretende co ntactar os municípios com castelos e sensibilizá-los para se associarem, em 2007 , às comemorações do Dia Nacional dos Castelos com o intuito de este evento cult ural decorrer em diversos locais.
O Castelo de Évoramonte, edificado no reinado de D. Dinis, está a comem orar este ano sete séculos com uma oferta cultural e de animação que envolve dif erentes actividades.
Monumento Nacional, erigido num dos pontos mais elevados da Serra de Os sa, o castelo de Évoramonte está sob a responsabilidade do Instituto Português d o Património Arquitectónico (IPPAR).
As comemorações deste ano do Dia Nacional dos Castelos resultaram de um a organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e Associação Portuguesa d os Amigos dos Castelos, com o apoio do Instituto Português do Património Arquite ctónico (IPPAR) e Liga dos Amigos do Castelo de Évoramonte.
O Dia Nacional dos castelos foi também comemorado em Lisboa, no Castelo de São Jorge.