"Cavalos de Guerra" alerta para o declínio de cavalos-marinhos na Ria Formosa

por Mário Antunes

Foto: João Rodrigues

É um alerta para a necessidade urgente de proteger não só a comunidade de cavalos marinhos mas toda a biodiversidade na Ria Formosa. A curta-metragem "Cavalos de Guerra" procura chamar a atenção para o declínio da comunidade de cavalos-marinhos na Ria Formosa, no Algarve.

A estreia está marcada para sábado, dia 23 de novembro, em Olhão.

É uma história real em formato de curta metragem que o biólogo marinho e fotojornalista João Rodrigues rodou este ano.

29 minutos de filme que resumem a coabitação entre o cavalo marinho e quem usufrui, vive e trabalha na área da Ria Formosa.

Com depoimentos de vários desses intervenientes mas contando, ao mesmo tempo, a história da evolução deste ecossistema ao longo dos tempos.

Um deles é Miguel Correia, um investigador da Universidade do Algarve com doutoramento na área e que estuda esta realidade há mais de uma década, foi consultor da equipa liderada por João Rodrigues.

O realizador de "Cavalos de Guerra" tomou conhecimento há alguns anos do desaparecimento da comunidade de cavalos-marinhos da Ria Formosa que, em determinadas espécies, chegou a ser das maiores do mundo.

João Rodrigues e Miguel Correia mergulharam dias a fio nas águas da Ria Formosa para filmar num caso, estudar no outro, os hábitos, a presença e o declínio deste animal fascinante.

É também por isto que João Rodrigues considera fundamental divulgar o assunto junto das populações.

A problemática de como a pesca ilegal, a poluição e outras igualmente nocivas afetaram de forma quase irreversível a comunidade de cavalos-marinhos.

O filme foi produzido pela produtora Chimera Visuals com o financiamento da Câmara de Olhão e apoio de várias empresas.

"Cavalos de Guerra" vai andar por festivais de cinema, escolas, universidades e municípios algarvios, para depois chegar ao resto do país e, se possível, do mundo.
pub