CCB abre temporada anual de"oportunidades" para estudantes de música

Escolas de música ganham temporada no CCB para jovens talentos e "mini festival" em maio

Mário Rui Cardoso/ Antena 1 /

Foto: Enrique Castro-Mendivil/Reuters

O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa,realiza, em maio, os "mini Dias da Música", destinados a formações de escolas que, a partir do próximo sábado, irão apresentar os seus talentos naquele palco, todos os meses. O CCB salienta que "o investimento no ensino da música em Portugal tem resultado em jovens músicos cada vez mais preparados" e, nesse sentido, irá dedicar "uma temporada anual às escolas de música da região da Grande Lisboa".

A Escola Superior de Música de Lisboa abre a temporada, no sábado, às 17:00, no pequeno auditório do CCB, com um concerto sob a direção do maestroVasco Pearce de Azevedo, sendo solista o pianista Bernardo Marques. O programa do concerto é constituído pela abertura de "Euryanthe", deCarl Maria von Weber, o 1. Concerto para piano e orquestra, em si bemol menor, a Piotr Ilitch Tchaikovsky, e pela Sinfonia n. 8 em si menor, "a Incompleta", de Franz Schubert.

Em fevereiro, no dia 15, sobem ao palco do pequeno auditório os alunos do Colégio Moderno. Segundo o CCB, trata-se de "uma orquestra de cordas formada por jovens instrumentistas com um projeto artístico sólido e ambicioso, no campo da música erudita". O concerto inclui uma parte pelos Violinos do Moderno e uma outra pelo conjunto Violas e Violoncelos do Moderno, contando ainda com a participação do Coro da Escola de Música do Colégio Moderno.

A orquestra de cordas do Moderno, segundo o CCB, "aborda repertórios de muitas épocas, do Barroco aos nossos dias, sem ideias feitas e com vontade de descobrir novos caminhos, mesmo nas obras mais frequentemente tocadas". O programa encerra com o Concerto para violino, piano e orquestra em Fá Maior, de Joseph Haydn, sob a direção do maestro César Viana, sendo solista Jill Lawson, em piano, e Eliot Lawson, violino.

O CCB refere-se a esta temporada como uma "oportunidade" dos estudantes de música "se apresentarem em concerto e, sobretudo", uma "oportunidade" também de o "grande público poder ver em palco formações de grande qualidade totalmente compostas por estes jovens".

No dia 01 de março, atuam os alunos da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, de Linda-a-Velha, instituição com 30 anos, seguindo-se, em abril, no dia 05, a Academia de Música de Santa Cecília, de Lisboa, que apresenta a sua orquestra e coro, sob a direção de Vasco Broco, sendo solistas, a soprano Joana Seara e os violinistas Manuel Abecasis e Benedita Menezes.

Em maio, no dia 02, o CCB realiza, sob o tema "Mudam-se os Tempos...", o Festival Dias da Música, em Belém, com uma programação que "integrará projetos musicais desenvolvidos no âmbito de escolas de música da cidade de Lisboa, interpretados por crianças e por jovens músicos".

Neste "minifestival" participarão "orquestras sinfónicas, música de câmara, pequenos ensembles, como duos, trios e quartetos, nas áreas da música erudita e do jazz, realizados por crianças e jovens, para crianças e jovens", afirma o CCB.

O Festival Dias da Música em Belém inclui oficinas instrumentais coordenadas por Susana Henriques. Ainda neste mês, no dia 31, atua a Orquestra Geração, sob a direção do maestro Jesus Olivetti Gimenez. Em junho, no dia 21, apresentam-se os alunos da Academia de Música de Lisboa (Acordarte), sob a direção de Filipa Poêjo. Fundada em 2004, a Acordarte conta atualmente com cerca de 300 alunos, distribuídos pelas classes de Violino, Violoncelo, Piano e Guitarra.

No dia 20 de setembro, o quarteto de cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigido por Christopher Bochmann, interpreta obras de Bach, Mozart e Boccherini. No dia 11 de outubro, atuam os alunos do Conservatório de Lisboa e, no dia 22 de novembro, os da Escola de Música do Conservatório Nacional.

A temporada encerra a 20 de dezembro com a atuação dos estudantes da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, do Hot Clube de Portugal, às 17:00, e da Big Band Junior -- Orquestra-Escola de Jazz, às 21:00. A Big Band Junior -- Orquestra-Escola de Jazz foi criada em outubro de 2010, "resultado de uma parceria entre o CCB e o Hot Clube de Portugal, sendo constituída por cerca de 20 elementos, entre os 12 e os 15 anos".

Esta escola de jazz "tem como missão oferecer uma formação de qualidade aos seus alunos enquanto músicos de uma orquestra de jazz".

O CCB afirma que, com esta temporada anual, "espera contribuir para o crescimento destes potenciais músicos", que "querem tocar cada vez mais, melhor e mais cedo".

(Por Lusa)
PUB