CCB convida agentes culturais portugueses a apresentar propostas de programação

Lisboa, 24 fev (Lusa) - O Centro Cultural de Belém (CCB), presidido por Vasco Graça Moura, lançou hoje um convite aos agentes culturais portugueses para apresentarem até 31 de março propostas para incluir na próxima programação, do triénio 2013-1015.

Lusa /

Numa nota hoje divulgada pelo CCB, o novo Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) espera que, com esta iniciativa, resultem "contributos válidos para a programação das atividades".

Esta é a primeira grande iniciativa no âmbito da programação daquele espaço cultural de Lisboa lançada por Vasco Graça Moura, nomeado há cerca de um mês para liderar o CCB, em substituição de António Mega Ferreira.

A intenção, avança, é passar a realizá-la todos os anos, "assumida como ação estruturante do diálogo com criadores, produtores, operadores e agentes culturais" do país.

O Conselho de Administração recorda que nos seus estatutos se determina como finalidade da instituição a "promoção da cultura, em particular da portuguesa", e também de "uma oferta cultural diversificada, permanente, atualizada e de alta qualidade".

Segundo a nota de imprensa, o convite é lançado aos criadores, produtores, operadores e agentes culturais portugueses para fazerem chegar as suas propostas durante o mês de março para avaliação.

No quadro daqueles objetivos, o Conselho de Administração da FCCB indica que pretende "analisar a viabilidade de uma programação exigente, de manifesto interesse cultural, e com ativa participação da produção cultural portuguesa, sem excluir a científica, no maior número possível de áreas específicas".

"Essa análise não poderá deixar de ter em conta as dificuldades que o nosso país atravessa atualmente, devendo portanto conduzir a opções programáticas realistas e viáveis", sublinha a mesma nota do CCB.

Sem garantir, à partida, qualquer compromisso com os agentes que enviem propostas, até posterior decisão, a FCCB pede propostas sintéticas, "acompanhadas de uma estimativa de custos, indicação de eventuais patrocínios e previsões de financiamento, bem como de modalidades viáveis de coprodução nacional ou estrangeira e de circulação dentro e fora do país e previsões de calendário".

"As propostas cuja análise as qualifique, no entender do Conselho de Administração, para inclusão no plano trienal de atividades serão objeto de posterior negociação com os interessados, sempre sob reserva de aprovação desse plano pelo Conselho Diretivo da FCCB, nos termos estatutários", lê-se na nota.

As propostas deverão ser apresentadas através do sítio online www.ccb.pt.

Tópicos
PUB