CD mostra Saara musical do tradicional ao rock and roll árabe
O álbum "The Sahara - Music Rough Guide", a editar esta semana, procura traçar uma panorâmica pela actualidade musical daquela região africana, desde a música tradicional ao rock and roll árabe.
O álbum apresenta 13 temas de outros tantos nomes da música sarauí, nomeadamente os Tinariwen, vencedores de um BBC World Music Award, ou o som funky de Kel Tin Lokiene, passando por um rock and roll árabe de Nayim Alal ou de Mariem Hassan.
O CD é uma mostra do que em termos musicais se produz no Saara numa escolha do musicólogo Andy Morgan, que salienta o ponto de encontro que este deserto é, atravessado por caravanas comerciais desde há séculos.
O deserto estende-se do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho, dos Montes Atlas ao Mediterrâneo, sendo por isso centro criativo multi- influenciado por outras culturas, sendo predominante a islâmica.
O álbum regista também canções de protesto, nomeadamente da mauritana Malouma, que procura uma música de fusão entre os blues, a soul, o rock e o jazz com a música tradicional, para se assumir "como porta-voz das mulheres num país há muito liderado por fundamentalistas islâmicos", escreve Morgan.
De Malouma foi escolhida a canção "Jraad" retirada do seu segundo álbum, editado em 2003.
Os premiados Tinariwen, do Mali, estão presentes com o tema "Alkbar Dessouf".
Sahraoui Bachir, Sekou Ma´ga, Hasna El Bechara, são outros nomes que integram este CD.