Centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro comemorado em Caldas e Lisboa
O centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro vai ser comemorado este ano nas Caldas da Rainha e em Lisboa, prevendo-se, entre outras iniciativas, a reabertura do museu dedicado ao famoso caricaturista, pintor e escultor.
"O objectivo é lembrar esta grande figura que, não sendo das Caldas da Rainha, tem aqui grandes ligações pelas suas intervenções enquanto ceramista, caricaturista e de crítica social, merecendo por isso uma atenção especial", afirmou hoje à Agência Lusa a vereadora do sector da Cultura da Câmara das Caldas, Conceição Pereira.
Também a Câmara de Lisboa se associa às comemorações e, num comunicado conjunto com as dez instituições organizadoras, afirma que o Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, que está encerrado desde 1999, irá reabrir este ano.
Segundo o mesmo comunicado, o museu, que possui o maior acervo da obra gráfica e de cerâmica do autor, foi obrigado a encerrar por razões ligadas à conservação do edifício.
Enquanto uma das promotoras das comemorações, e sob a coordenação do historiador João Bonifácio Serra, a autarquia das Caldas da Rainha vai promover uma série de debates.
"Do papel ao barro. Traços e formas na obra de Rafael Bordalo Pinheiro"; "A cidade no tempo de Bordalo"; A obra de Bordalo e a sua importância para a economia regional e nacional" são alguns dos temas em discussão.
A autarquia vai também organizar várias exposições, entre as quais uma sobre "as cumplicidades entre Rafael Bordalo Pinheiro e as mais importantes personalidades da literatura e arte portuguesas daquele período", como os intelectuais Ramalho Ortigão, Fialho de Almeida e os artistas Silva Porto, Columbano, João Vaz e José Malhoa.
Os organizadores das exposições pretendem ainda mostrar a obra cerâmica do artista integrada na produção europeia da época, de modo a mostrar as influências e originalidades do autor que criou a figura do Zé Povinho.
Do programa constam também visitas às actuais instalações da fábrica de faianças das Caldas da Rainha, onde serão mostrados documentos, peças e utensílios que fizeram parte deste projecto considerado central na obra de Bordalo Pinheiro.
A "Exposição de cartoon e caricatura" vai apresentar 60 desenhos concebidos propositadamente para esta mostra, na qual os autores fazem uma abordagem ao "Zé Povinho" nos dias de hoje.
A atribuição de um prémio ibérico de caricatura e cartoon Rafael Bordalo Pinheiro é outra das iniciativas programadas e destina-se às escolas de ensino superior de arte portuguesas e espanholas.
A Câmara das Caldas tem ainda programado encomendar a realização de uma escultura em cerâmica evocativa de Bordalo Pinheiro e que será colocada num local público da cidade.
A vereadora da Cultura da Câmara das Caldas da Rainha disse que "iniciativas de carácter popular como o carnaval ou a animação de Verão decorrerão sob o tema Rafael Bordalo Pinheiro".
Todas as iniciativas, que decorrerão repartidas entre Caldas e Lisboa vão ser apresentadas pelo coordenador João Bonifácio Serra dia 23 de Janeiro, data da morte do autor em 1905, nos Paços do Concelho das Caldas da Rainha.
O Instituto Português dos Museus, as Câmaras de Caldas e de Lisboa, a Associação Património Histórico (Caldas da Rainha), a Fábrica de Faianças Artísticas Rafael Bordalo Pinheiro, a Escola Superior de Arte de Design, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica e Associação Comercial são as entidades envolvidas nas comemorações.