Centenário de Miguel Torga assinalado na sua terra natal com lançamento de selo, exposições e poemas

O dia do centenário do nascimento de Miguel Torga vai ser assinalado domingo na sua terra natal, em São Martinho de Anta, Sabrosa, com a apresentação de um selo, exposições de pintura e a leitura de 100 poemas.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Miguel Torga, cujo nome de baptismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra.

Desde o início do ano que estão a decorrer em vários locais do país iniciativas de homenagem ao escritor, que se distinguiu sobretudo como poeta, contista e diarista, e viu reconhecida a sua obra com o Prémio Camões em 1989.

Na região transmontana, o "reino maravilhoso" de Torga, as actividades estão a ser coordenadas pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), com sede em Vila Real, e contam com a parceria do Círculo Cultural Miguel Torga, Junta de São Martinho de Anta, câmaras municipais, Governo Civil ou Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No domingo será feita a apresentação de um selo comemorativo, onde se pode ver uma caricatura do poeta, com o carimbo do centenário do nascimento de Miguel Torga, e será feita a entrega dos prémios do Concurso Literário "Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)".

Nas árvores do centro da vila serão colocados 100 poemas de Torga para poderem ser lidos por todos e, ao mesmo tempo, decorrerá a Exposição Biográfica de Miguel Torga e de Pintura de Jorge Marinho, e as Feiras dos Produtos da Terra e do Livro.

Nessa noite, em Vila Real, será inaugurada a exposição "Torga, Retratos e Paisagens", composta por 28 telas assinadas por 14 pintores portugueses entre Graça Morais, Gracinda Marques, Alberto Péssimo ou Teresa Gil.

A responsável pela DRCN, Helena Gil, disse à Agência Lusa que o centenário de Torga está a servir para "trazer à memória a vida e obra do escritor, e ler e dar a ler Torga".

"Conseguimos também mostrar que a região é capaz de se unir em torno de um objectivo: homenagear um transmontano", afirmou.

A homenagem a Torga termina a 14 de Dezembro, com o lançamento do DVD "A Terra Antes do Ceú", realizado por João Botelho e no qual o cineasta mostra o reflexo da obra do escritor transmontano no trabalho de criadores de outras áreas.

Até lá o Museu do Douro ainda vai realizar as rogas do serviço educativo, associadas às vindimas, com crianças e jovens de diferentes pontos do país, tendo por tema a prosa e a poesia de Miguel Torga.

Em Outubro decorrerá o seminário "Torga: outras leituras" que terá como objectivo proporcionar uma visão interdisciplinar do homem e da obra, com conferencistas de áreas como a antropologia, filosofia, geografia, história, sociologia ou política.

Na mesma altura estará patente ao público uma exposição guiada ao processo de Torga na PIDE, com documentos cedidos pela Torre do Tombo.

Em itinerância até ao final do ano vai continuar uma exposição biobibliográfica que revela materiais inéditos, desde fotografias, manuscritos ou objectos pessoais da vida de Torga como escritor e médico.

Ainda o concerto dos Camerata Senza Misura, que interpretam obras originais de Fernando Lapa, Carlos Azevedo, Paulo Vaz de Carvalho, Eurico Carrapatoso, Rudesindo Sotelo e Jesus Legido.

PUB