Centenas de projectos de Luigi Manini expostos na Quinta da Regaleira

Centenas de projectos do cenógrafo e arquitecto do século XIX Luigi Manini estarão expostos a partir de quinta-feira na Quinta da Regaleira, em Sintra, obra em que investiu doze anos da sua carreira, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Agência LUSA /

"A exposição tem como ponto de partida o trabalho de estudo e inventariação do espólio de Luigi Manini feito pela Cultursintra em parceria com o Museu Cívico de Crema, em Itália", disse à Lusa o arquitecto Cruz Alves, coordenador da exposição.

A exposição "Luigi Manini - Imaginário e Método" reúne centenas de reproduções de projectos de Luigi Manini, o arquitecto e cenógrafo italiano que veio para Portugal em 1876 para trabalhar no Teatro de São Carlos e projectou edifícios como a Quinta da Regaleira, em Sintra, e o Palácio Hotel do Buçaco.

A mostra divide-se em vários núcleos, espalhados pelos diferentes edifícios da Quinta da Regaleira, explicou Cruz Alves.

Pelos vários pisos do palácio estarão distribuídas cerca de 150 reproduções "em grande formato" dos projectos do palácio, da capela e dos edifícios das cocheiras da Regaleira, bem como informação sobre o contexto da obra na Sintra Romântica.

Na capela e na cripta da Regaleira poderão ver-se projectos de objectos litúrgicos e um outro núcleo será dedicado à obra cenográfica de Luigi Manini, que foi cenógrafo do Scala de Milão.

O contributo de Luigi Manini para a arquitectura de veraneio dos concelhos de Sintra e Cascais constitui outra das vertentes da exposição.

O arquitecto concebeu o palácio que alberga actualmente o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, a casa do jardineiro da Quinta Biester, actualmente designada Vila Relógio, em Sintra, o Challet Mayer e a Vila Sassetti, igualmente em Sintra.

O coordenador da exposição sublinhou à Lusa o "carácter científico e internacional do projecto realizado em parceria com Itália".

Quinta-feira será também lançado um roteiro da exposição e está em preparação a edição de "catálogo científico" da obra inventariada pela Fundação Cultursintra, a entidade municipal criada em 1996 com o objectivo de divulgar e estudar a cultura do concelho.

A exposição, que ficará patente na Quinta da Regaleira até Outubro, insere-se nas comemorações do dia do município de Sintra, quinta-feira, que se estendem até domingo.

As comemorações incluem um concerto de Rui Veloso no Cacém, hoje pelas 22:00, e o desfile de moda Sintra Fashion, sexta-feira no Largo do Palácio de Queluz, em que participam os costureiros Ana Salazar, João Rôlo, Isilda Pelicano e Carlos Gil.

PUB