Cerimónia de divulgaçãos das sete novas maravilhas do mundo "não fica a dever nada às aberturas dos Jogos Olímpicos" - organização

A Cerimónia de Divulgação das Novas 7 Maravilhas do Mundo", em Julho, contará com o "maior palco jamais construído em Portugal", numa estrutura que atinge os três metros de altura e uma área total de 10 mil metros quadrados.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O evento a ser planeado desde Janeiro, não ficará a dever nada às aberturas dos Jogos Olímpicos", garantiu hoje o organizador Paulo Pereira na apresentação do evento aos jornalistas.

O espectáculo contará com 1.700 metros quadrados de tecnologia LED para efeitos de luz, num total de quinhentos mil watts, com duzentos mil watts de som e com 52 projectores de imagem. A sua organização envolve uma equipa de seiscentos técnicos oriundos de dez países diferentes e a sua preparação conta com 6.500 pessoas, directa e indirectamente ligadas à produção da cerimónia.

A Cerimónia conta também com 1.800 figurantes, 250 patinadores, 160 bailarinos, 70 acrobatas e bailarinos aéreos, um coro infantil de 77 crianças e uma orquestra composta por cinquenta músicos.

Entre os apresentadores dos prémios estão o ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, o futebolista Cristiano Ronaldo, o seleccionador Luiz Felipe Scolari e, ainda por confirmar, Daniel Craig, o mais recente actor a desempenhar o papel de James Bond, e Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1.

No que concerne ao entretenimento musical, estão já confirmadas as presenças do tenor espanhol José Carreras, do bailarino espanhol Joaquin Cortés, e dos artistas portugueses Carlos do Carmo, Dulce Pontes, Camané e Mariza.

A cerimónia contará também, para efeitos simbólicos, com um computador portátil, uma esfera e um livro gigantes, que visam demonstrar, respectivamente, as possibilidades de votação pela Internet, a globalização e o saber ancestral.

Paulo Pereira, da empresa organizadora New 7 Wonders Portugal (Novas Sete Maravilhas de Portugal), afirma serem esperadas "entre 40 a 50 mil pessoas" no Estádio da Luz, onde o espectáculo terá lugar a 07 de Julho e realça o "esforço" e "os meses de negociações necessárias" para o trazer a Portugal, perante os diversos países interessados.

Pereira confessa ainda que a iniciativa que visa escolher as novas sete maravilhas de Portugal, a serem divulgadas no mesmo dia, antes da cerimónia principal, é uma forma de "aproximar o público nacional" da iniciativa, devido à inexistência de monumentos portuguesas na lista final de 21 locais mundiais.

Tira B. Vieiring, relações públicas da fundação suíça New Seven Wonders, responsável pela votação, diz estar a ser "muito inspiradora" a forma como a eleição "está a ser uma fonte de união das pessoas através da História Universal".

De acordo com Viering, "há votações de todos os países do Mundo e países menos óbvios, como a China ou Peru, estão entre os mais entusiastas. Esperamos que esta mobilização contribua para a preservação das relíquias e para a união mundial".

A iniciativa conta já com 45 milhões de votos e tem um custo total de 12 milhões de euros.

O prazo para a votação acaba à meia-noite de 06 de Julho.

PUB