Cesariny vai ser homenageado na ArtMadrid com uma exposição e filmes
Cento e doze quadros de Mário Cesariny e dois filmes inéditos sobre a sua vida e obra vão ser apresentados na ArtMadrid, numa homenagem ao pintor e surrealista promovida pela Perve Galeria, que naquela feira de arte disporá de um pavilhão.
Este certame, que realiza este ano, entre os dias 15 e 19, a sua segunda edição, paralelamente à ARCO - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid, tem por objectivo promover o reconhecimento dos artistas ibero-americanos.
A Perve Galeria irá expor obras de diferentes períodos da actividade artística de Cesariny, representativas do seu percurso desde 1949, data da primeira exposição surrealista em Portugal, até às últimas obras.
A última exposição do artista, realizada pela Perve entre Novembro e Dezembro do ano passado em Lisboa - em conjunto com os surrealistas históricos portugueses Cruzeiro Seixas e Fernando José Francisco - foi visitada por mais de duas mil pessoas, indicou à Agência Lusa o director artístico da galeria, Carlos Cabral Nunes.
"Infelizmente, a exposição acabou por ser a última de Cesariny.
Esta homenagem, em parceria com a organização da ArtMadrid será uma forma de divulgar os seus trabalhos mais recentes", explicou.
Os dois documentários inéditos a exibir na Feira foram realizados pelo galerista Carlos Cabral Nunes e intitulam-se "Cesariny" - com alguns episódios da vida do poeta, marcada pela originalidade - e o documentário "...e o passeio do cadáver esquisito", que mostra o processo que levou ao reencontro dos três grandes nomes do surrealismo em Portugal.
A Perve irá apresentar igualmente obras de artistas dos países de expressão oficial portuguesa ligados ao surrealismo, nomeadamente Malangatana, Manuel Figueira, Reinata e Shikhani.
A primeira edição da ArtMadrid, que decorreu, tal como a deste ano, no Pavilhão de Cristal da capital espanhola, recebeu no ano passado mais de 15.000 visitantes.
AG.
Lusa/Fim