Chegada de D. João VI ao Brasil é tema de reportagem na televisão

Uma reportagem sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, assinalados em 2008, será o tema de uma reportagem especial exibida hoje pela terceira maior emissora privada brasileira.

© 2004 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A reportagem será exibida no programa semanal "Realidade", da rede Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão.

O programa foi gravado em Abril deste ano por uma equipa enviada especialmente pela emissora a Portugal, com o apoio da delegação do ICEP, em São Paulo, e do Banco Banif.

A decisão de abordar numa reportagem sobre os 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil rendeu à equipa do programa "Realidade" uma homenagem da direcção da Casa de Portugal de São Paulo, no fim de Março deste ano.

As comemorações dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil, planeadas por uma comissão chefiada pelo embaixador Alberto da Costa e Silva, já incluem uma longa programação em várias cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro, cidade que albergou a família real, por exemplo, o destaque será a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, totalmente restaurada, em Março de 2008.

A Igreja, localizada no Paço Imperial, foi utilizada por D. João VI, desde sua chegada ao Brasil, em 1808, para assinalar momentos importantes da família real portuguesa.

O mesmo templo foi cenário da coroação do próprio D. João, assim como da aclamação de D. Pedro I e D. Pedro II como imperadores e do baptismo dos príncipes, entre os quais a princesa Isabel.

A Nossa Senhora do Carmo foi a única igreja da América que serviu de palco para a sagração de um rei e a coroação de dois imperadores, além do casamento de D. Pedro I e D. Pedro II.

PUB