China filma história do massacre de Nanjing por tropas do Japao em 1937

Realizadores da China, Estados Unidos da Améric a e Grã-Bretanha vão produzir um filme baseado no livro "Rape of Nanjing" (Estup ro de Nanjing), sobre o massacre de 300 mil chineses durante a invasão da China pelos japoneses, em 1937.

Agência LUSA /

O livro, publicado em 1997 pela escritora sino-americana Iris Chang, qu e se suicidou em 2004 com 37 anos, foi baseado em testemunhos de familiares das vítimas e na história dos seus próprios avós.

O filme será produzido pelo Jiangsu Cultural Industry Group (JCIG) da c idade de Nanjing (antiga Nanking), uma companhia de Hollywood e investidores bri tânicos.

A parte chinesa vai participar com 50 milhões de yuan (cinco milhões de euros), os americanos com 160 milhões de yuan (16 milhões de euros) e os britân icos com 16 milhões de yuan (1,6 milhões de euros).

Li Xiangmin, presidente do JCIG, disse ao China Daily que o elenco de a ctores será conhecido brevemente e referiu que espera apresentar nomes conhecido s como Zhang Ziyi e Michelle Yeoh, estrelas do filme de artes marciais "O Tigre e o Dragão", que ganhou quatro Óscares de Hollywood em 2000.

O produtor americano Gerald Green disse esperar que o filme seja um clá ssico do tipo da "Lista de Schindler" sobre o modo como um industrial alemão sal vou centenas de vidas de judeus que deveriam ser executados nos campos de concen tração da Alemanha.

Gerald Green produziu o filme de Oliver Stone "Salvador" em 1968 e a mi ni-série para televisão "Holocausto", que ganhou um Emmy em 1978.

As filmagens devem estar concluídas em Setembro de 2007 de modo a que a película possa ser estreado em 13 de Dezembro de 2007, data que marca os 70 ano s da tomada de Nanjing pelas tropas japonesas.

O filme, que focará o massacre de 300 mil homens, mulheres e crianças d e Nanjing, na província de Jiangsu, deverá ser apresentado internacionalmente em 2008.

PUB