Cinco curtas-metragens com música ao vivo na abertura do ANIMAR 4, em Vila do Conde

Porto, 10 Fev (Lusa) - Uma sessão de curtas-metragens de animação do realizador finlandês Heikki Prepula, acompanhadas por música ao vivo, abre, sábado, no Auditório Municipal de Vila do Conde, o IV Festival ANIMAR.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O festival, que é dedicado ao cinema de animação e concebido para o público mais jovem, decorre até 19 de Abril, em parceria com escolas dos diversos graus de ensino.

A ANIMAR é um projecto anual da Curtas Metragens CRL, iniciado no final de 2005, na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, onde se procura "analisar as relações entre os filmes e as técnicas utilizadas na sua produção", disse hoje à Lusa Dario Oliveira, da organização do evento.

Aquele responsável referiu que o evento está organizado em torno de três núcleos centrais, a exposição, um programa de cinema para alunos de diferentes faixas etárias e um conjunto de ateliês.

A sessão de abertura é composta por uma série de cinco curtas-metragens de animação do finlandês Heikki Prepula, que será acompanhada pelos Space Ensemble, um grupo de nove músicos, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo.

"No âmbito de uma parceria com o Finnish Film Contact, instituição de apoio à divulgação da cinematografia finlandesa, os Space Ensemble, criaram um programa especialmente dedicado às crianças do ensino pré-primário e primário, acompanhando os filmes de animação de Heikki Prepula com interpretações ao vivo", explicou Dário Oliveira.

Ao longo do espectáculo, alguns instrumentos serão apresentados e algumas crianças convidadas a subirem ao palco para os experimentarem.

Heikki Prepula nasceu em 1939 e especializou-se em animações para crianças na pré-primária e primária, abordando nos seus filmes temas como amizade, coexistência pacífica, cooperação, ajuda aos amigos e às pessoas mais fracas, e a habilidade para resolver problemas.

O cineasta já recebeu quatro prémios no festival de cinema de Tampere, incluindo algumas das curtas-metragens que fazem parte do filme-concerto que será exibido na sessão de abertura.

A sua curta-metragem "Three Bocks" ("Kolme Pukkia"/"As Três Cabras"), que também faz parte do programa de abertura obteve o Grande Prémio no Festival de Filmes para Crianças de Ishafan de 2002, no Irão, e também no Festival de Berlim de 2004, neste caso na categoria de filmes para crianças.

Á formação dos Space Ensemble inclui Henrique Fernandes (contrabaixo) Nuno Ferros (electrónica), João Tiago Fernandes (percussão), José Miguel Pinto (guitarra, theremin), João Martins (saxofone, MESA), Sérgio Bastos (piano) e Ana Veloso (guitarra).

No mesmo dia, é inaugurada, às 17:00, na Solar Galeria de Arte Cinemática, uma exposição maioritariamente dedicada ao cinema de animação português, onde se analisam as relações entre os filmes e as técnicas utilizadas na sua produção.

A exposição ANIMAR 4 é composta por filmes, materiais e técnicas de cinema de animação a partir das curtas-metragens e tem entrada gratuita.

As sessões de cinema, com entrada livre para escolas, decorrem entre até 31 de Março no Auditório Municipal de Vila do Conde, em colaboração com o Monstra - Festival de Animação de Lisboa e a Casa de Animação, e são dirigidas ao público infantil (até aos 6 anos), juvenil (dos 7 aos 14 anos) e para adolescentes (a partir dos 14 anos).

O ANIMAR 4 inclui ainda vários ateliês de introdução às técnicas de animação, realização de curtas-metragens e construção de brinquedos ópticos dirigidos aos alunos de diversos graus de ensino das escolas de Vila do Conde.

Inclui ainda uma acção de formação para professores, subordinada ao tema da utilização do cinema como instrumento pedagógico.

PF.

Lusa/Fim


PUB