Cinco documentários históricos da TV da Catalunha passam domingo no CCB
Cinco documentários sobre o franquismo produzidos pela televisão da Catalunha serão exibidos domingo no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no âmbito das jornadas "Catalunha em Lisboa".
"As Crianças Perdidas do Franquismo", uma produção de 59 minutos sobre o desaparecimento de crianças, filhos de republicanos e a separação forçada das suas famílias por parte da repressão franquista, será o primeiro filme a apresentar.
"Vermelho e Negro", "As Valas do Silêncio", "O Amigo Americano" (que analisa meio século de relações Espanha-EUA) e "Doze Horas de Vida - a Execução de Puig Antich" (um relato das últimas horas do jovem anarquista Salvador Puig Antich, condenado à morte e executado por garrote) são os restantes documentários da TVE3 - Televisão da Catalunha a exibir no CCB.
No dia seguinte, aniversário da morte do ditador espanhol Francisco Franco (morreu a 20 de Novembro de 1975), será exibido "Salvador", um filme de ficção baseado nos factos reais relatados no documentário sobre a execução de Puig Antich, a 2 de Março de 1974, numa prisão de Barcelona.
As jornadas "Catalunha em Lisboa - Novembro 2006", que decorrem desde o passado dia 3 e terminam na segunda-feira, têm como objectivo apresentar a Catalunha actual e reforçar os seus laços com Portugal.
No âmbito desta aproximação, responsáveis da televisão da Catalunha reuniram-se hoje em Lisboa com a administração da RTP tendo em vista fortalecer o diálogo e abordar a possibilidade de co- produções, disse à Lusa Francesc Escribano, director da TVE3.