Cinco documentários históricos da TV da Catalunha passam domingo no CCB

Cinco documentários sobre o franquismo produzidos pela televisão da Catalunha serão exibidos domingo no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no âmbito das jornadas "Catalunha em Lisboa".

Agência LUSA /

"As Crianças Perdidas do Franquismo", uma produção de 59 minutos sobre o desaparecimento de crianças, filhos de republicanos e a separação forçada das suas famílias por parte da repressão franquista, será o primeiro filme a apresentar.

"Vermelho e Negro", "As Valas do Silêncio", "O Amigo Americano" (que analisa meio século de relações Espanha-EUA) e "Doze Horas de Vida - a Execução de Puig Antich" (um relato das últimas horas do jovem anarquista Salvador Puig Antich, condenado à morte e executado por garrote) são os restantes documentários da TVE3 - Televisão da Catalunha a exibir no CCB.

No dia seguinte, aniversário da morte do ditador espanhol Francisco Franco (morreu a 20 de Novembro de 1975), será exibido "Salvador", um filme de ficção baseado nos factos reais relatados no documentário sobre a execução de Puig Antich, a 2 de Março de 1974, numa prisão de Barcelona.

As jornadas "Catalunha em Lisboa - Novembro 2006", que decorrem desde o passado dia 3 e terminam na segunda-feira, têm como objectivo apresentar a Catalunha actual e reforçar os seus laços com Portugal.

No âmbito desta aproximação, responsáveis da televisão da Catalunha reuniram-se hoje em Lisboa com a administração da RTP tendo em vista fortalecer o diálogo e abordar a possibilidade de co- produções, disse à Lusa Francesc Escribano, director da TVE3.

PUB