Cinco óperas curtas de jovens compositores com estreia absoluta no Teatro São Luiz

Lisboa, 19 Mar (Lusa) - Cinco óperas curtas compostas no âmbito do projecto "Ópera em Criação" serão apresentadas em estreia absoluta a 25 e 26 de Março no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O Casamento do Diabo", de Rafael Fraga, com libreto de Nuno Júdice, "As Duas Mulheres de Sigmund Freud", de Hugo Ribeiro, com libreto de Armando Nascimento Rosa, e "A Chorona", de Manuel Durão, com libreto de Jorge Vaz Nande, são três das obras seleccionadas de um universo de nove candidaturas.

As restantes duas são: "Mudos", de Gonçalo Gato, com libreto de Vasco Gato, e "Alfa", de Luís Soldado, com libreto de Rui Zink.

Com o objectivo de promover a criação de ópera, em português, por jovens compositores portugueses ou residentes em Portugal, "Ópera em Criação" é um concurso bienal que culmina na montagem e apresentação ao público das obras escolhidas, de entre as quais será eleita a vencedora.

Para dar forma às obras criadas por compositores e libretistas, integram este projecto Paulo Matos, responsável pela encenação e pela coordenação, Christopher Bochmann, que dirige a Orquestra Sinfónica Juvenil e tem a seu cargo a direcção musical de todo o projecto, e um grupo de seis cantores líricos.

São eles os tenores Fernando Guimarães e Marco Alves dos Santos, a mezzo-soprano Inês Madeira, o baixo João Merino e as sopranos Margarida Marecos e Natasa Sibalic.

O júri responsável pela selecção das óperas candidatas e pela escolha da vencedora é composto por Christopher Bochmann, Carlos Marecos, João Madureira, Paulo Matos e Helena Barbas, bem como por representantes do Teatro Municipal São Luiz e do Teatro Nacional de São Carlos e por duas outras personalidades do mundo da música a designar.

Resultado de uma co-produção do São Luiz com o Ópera-Estúdio de Lisboa, os dois espectáculos, com início às 21:00, têm entrada livre.

ANC.


PUB