Cinema Documental em debate na Faculdade de Letras de Lisboa
Lisboa, 19 Jan (Lusa) - A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (F.L.U.L.) organiza um ciclo sobre Cinema Documental em Portugal, com projecções de filmes e debates, na quarta e quinta-feira.
O ciclo é organizado por um grupo de alunos da F.L.U.L. que pretende "compreender o estado actual do cinema documental em Portugal e desvendar algumas pistas para o futuro do mesmo".
Quarta-feira será projectado o documentário "Mais Perto de Casa", de Carlos Brandão Lucas, pelas 14.00, ao qual se segue uma conversa com o realizador do filme e a produtora, Marina Brandão Lucas.
Na quinta-feira, pelas 16:30, haverá uma mesa redonda sobre o Cinema Documental em Portugal, com as participações de Jorge Pelicano (realizador de "Ainda Há Pastores?"), Tiago Pereira (realizador de "B Fachada: Tradição Oral Contemporânea"), Carlos Brandão Lucas e João Lopes (crítico de cinema). Antes da conferência será exibido o documentário "Ainda Há Pastores?", pelas 14:30.
O ciclo integra-se no âmbito da Quinzena da Gestão Cultural a decorrer na F.L.U.L e resulta, na opinião da organização, "do olhar a uma explosão deste tipo de cinema a um nível internacional e da necessidade de analisar os caminhos deste tipo de cinema em Portugal".
CMJ.
Lusa/Fim