Cinemateca exibe ciclo em homenagem ao actor John Wayne pelo centenário

O actor norte-americano John Wayne vai ser homenageado pela Cinemateca Portuguesa a partir de segunda-feira com um ciclo de filmes programado no âmbito do centenário do nascimento desta figura lendária dos westerns.

Agência LUSA /

Dos 14 filmes escolhidos, a Cinemateca projectará três inéditos:

"Os Comancheros", de Michael Curtiz, "A Terra das Mil Aventuras", de Henry Hathaway, e "A Raposa dos Mares", de John Farrow.

"Rio Vermelho", de Howard Hawks, "A Cavalgada Heróica", de John Ford, "Wake of the Red Witch", de Edward Ludwig, "O Inferno de Iwojima", de Allan Dwan, e "Forte Apache", de John Ford, são outras das longas-metragens que colocaram John Wayne no estrelato de Hollywood.

Nascido a 26 de Maio de 1907, com o nome de Marion Morrison, começou a trabalhar no cinema como figurante em 1926, quando conheceu o homem que depois lhe abriria as portas da fama, o realizador John Ford.

Mas quem lhe deu o primeiro papel importante foi Raoul Walsh, em 1930, no filme "The Big Trail", cujo fracasso levou o actor aos filmes de série B, em particular os westerns, construindo a partir daí um personagem de cowboy que se tornaria a sua imagem de marca.

Até à morte, em 1979, John Wayne viria a interpretar uma centena de filmes, entre muitos westerns que o transformaram num mito da cultura popular norte-americana.

O governo dos Estados Unidos atribuiu-lhe a Medalha de Ouro do Congresso em 1979, ano em que o actor perderia a sua batalha contra o cancro, iniciada em meados da década de sessenta.

PUB