Círculo de Leitores associa-se ao PNL para promover leitura junto dos 300 mil associados

Lisboa, 09 Jan (Lusa) - O Círculo de Leitores vai associar-se este ano ao Plano Nacional de Leitura (PNL) promovendo a venda de livros recomendados junto dos seus 300 mil associados, anunciou hoje o administrador Pedro Cabrita Carneiro.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Num encontro realizado hoje, em Lisboa, com jornalistas e escritores, o responsável do Círculo de Leitores fez uma homenagem especial a Irene Flunser Pimentel por ter sido galardoada com o Prémio Pessoa 2007 devido ao seu trabalho na investigação da história contemporânea de Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, Pedro Cabrita Carneiro precisou que a iniciativa de associação ao PNL partiu do Círculo de Leitores, sendo esta "uma grande aposta para 2008 no canal de vendas porta-a-porta" que a empresa domina no país.

Para concretizar esta iniciativa, a primeira edição da revista bimensal do Círculo de Leitores - que serve de catálogo de venda de obras disponíveis nesta chancela - é dedicada ao PNL, contendo uma entrevista a Isabel Alçada, responsável pela coordenação do Plano Nacional de Leitura.

Também integra uma dezena de livros de outras editoras que fazem parte da lista de obras recomendadas pelo PNL, abrangendo desde o jardim de infância ao nono ano de escolaridade, incluindo títulos como "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, "Se Perguntarem por mim digam que Voei", de Alice Vieira, e "Ulisses", de Maria Alberta Menéres, entre outros.

Pedro Cabrita Carneiro também confirmou à Lusa que, tal como foi anunciado no ano passado, a revista literária Ler do Círculo de Leitores, cancelada há dois anos, irá regressar em 2008, "durante o primeiro semestre do ano", mas não adiantou mais pormenores.

Destacou ainda "a iniciativa inédita" do Círculo de Leitores de lançar este ano as obras completas de Aquilino Ribeiro (1885-1963) - cujos restos mortais foram trasladados no ano passado para o Panteão Nacional - num total de 17 volumes.

Também estão previstos lançamentos de autores inéditos cujos nomes não quis ainda avançar.

Pedro Cabrita Carneiro comentou que, após um declínio nos últimos dez anos, o número de associados, cerca de 300 mil, "estabilizou em 2007 e o volume de negócios cresceu, não muito, mas cresceu", avaliou.

Questionado sobre as grandes alterações que estão a acontecer no mercado editorial em Portugal, nomeadamente a aquisição de editoras para a criação do grupo Leya, detido em 45 por cento por Miguel Paes do Amaral, Pedro Cabrita Carneiro escusou-se a comentar as mudanças no sector.

O Círculo de Leitores, cujo volume anual de vendas ronda os 30 milhões de euros, foi adquirido em 2006 pelo consórcio alemão DirectGroup Bertelsmann, o maior da europa no sector livreiro e multimédia, com 35 milhões de clientes em mais de duas dezenas de países.

Constituído em Outubro 1971, o Círculo de Leitores funcionou até 1974 em parceria com duas editoras portuguesas, Bertrand e Livros do Brasil.

AG.

Lusa/Fim


PUB