Clint Eastwood ganha prémio de melhor realizador em festival dos EUA
Los Angeles, 1 Out (Lusa) - O cineasta americano Clint Eastwood receberá o prémio de melhor realizador do ano no 12º Festival de Hollywood, que acontecerá em 27 de Outubro, em Beverly Hills, Los Angeles, Califórnia, segundo a EFE.
"É quando se pensa que Clint Eastwood está prestes a descansar, que ele realiza dois filmes num ano e começa a preparar um terceiro", disse em comunicado o argumentista e cineasta Paul Haggis, co-presidente do festival.
"(Eastwood) apresenta dignidade, elegância, humildade, humor, confiança em si mesmo e uma sensação de simplicidade a uma profissão que precisa de todas as virtudes", acrescentou Haggis, realizador de "Crash", pelo qual venceu o Óscar de melhor argumento original.
Anteriormente, o festival premiou realizadores como Martin Scorsese, Oliver Stone, Michael Mann, Sam Mendes, Ron Howard ou Marc Foster.
Eastwood tem pendente a estreia de "Changeling", com Angelina Jolie, dia 31 de Outubro nos Estados Unidos, e actualmente grava "Gran Torino", no qual participará como actor e director.
O realizador tem ainda na forja "The Human Fator", baseado na vida de Nelson Mandela.
O festival entregará o prémio de melhor produtor do ano a Christopher Nolan, Charles Roven e Emma Thomas, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
James Franco e Sally Hawkins levarão os prémios de melhor actor e actriz revelação, respectivamente, enquanto "Wall-E" receberá o de melhor filme de animação.
CMJ.
Lusa/Fim