CNB celebra data com Gala Internacional e maratona
Bailarinos da ópera de Paris, do Royal Ballet de Londres e do Ballet de Kirov, entre outras companhias de dança, vão participar na III Gala Internacional de Bailado, no Teatro Camões, no âmbito do Dia Mundial da Dança.
A gala é organizada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) e tem como convidados os bailarinos Agnés Letestu e Jean Guillaume Bart da ópera de Paris, Erina Takahashi e César Morales do Royal Ballet de Londres, Sue Jin Kang e Robert Tewsley do Ballet de Estugarda.
Também se apresentarão em palco Ekaterina Osmolkina e Leonid Sarafanov do Ballet de Kirov, Alina Cojocaru e Johan Kobborg do Royal Ballet de Londres e Benvindo Fonseca, Hugo Martins e Ângela Eckart da companhia Lisboa Ballet Contemporâneo.
Da CNB participam, entre outros, os bailarinos Carlos Pinillos, Barbora Hruskova, Carlos Labiós, Alexandre Fernandes e Ana Lacerda, que dançará com Filip Barankiewicz do Ballet de Estugarda.
No dia seguinte, domingo, a CNB realiza também no Teatro Camões, entre as 18:00 e 24:00, a Maratona de Dança, evento que apresentará obras de sete coreógrafos portugueses com abordagens diversificadas de trabalho nesta área.
As coreografias "Dia Maior", de Né Barros, "No Começo", de Daniel Cardoso, "Trovão" de César Moniz, "K`Mêdeus", de António Tavares, "Explodir em Silêncio Nunca Chega a ser Perturbador", de Tânia Carvalho, "Jardim de Inverno" de Olga Roriz, e "Broken", de Rui Horta, compõem o programa da maratona.
Ainda em Lisboa, no sábado, o Teatro Municipal de São Luís apresenta uma série de performances no Jardim de Inverno intitulada "Rav`Ormance".
Em Sintra, também no âmbito do Dia Mundial da Dança, sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, às 22:00, o espectáculo de dança com entrada gratuita intitulado "Dois Tempos", que inclui três coreografias: "Dois Tempos", "Eurídice e o Instante" e "A Família Tavares", pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
No Cine-Teatro de Alcobaça, a Fundação Calouste Gulbenkian organiza uma conferência intitulada "A Influência do Bailado da Grã- Bretanha em Portugal entre 1965/70 - Início do Ballet Gulbenkian".
A conferência está incluída no evento "Memória e Modernidade da Dança", organizado pela CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, que inclui também uma exposição e espectáculos de dança.
Em Évora, na Praça do Giraldo, Nélia Pinheiro e a Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresentam o bailado "Corpus", e em Portimão, a Companhia de Dança de Lisboa apresenta no auditório municipal o espectáculo "Cabo da Boa Esperança - 518 anos depois", dedicado ao compositor e guitarrista Carlos Paredes.
No Balleteatro Auditório, no Porto, a Plateia - Associação de Profissionais de Artes Cénicas e a REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, organizam igualmente uma maratona de dança a partir das 11:00 de sábado.