CNB estreia bailado `Giselle` homenageia bailarina e mestra da companhia
Lisboa, 20 jun (Lusa) - A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia a 27 de junho a peça coreográfica `Giselle`, de Georges Garcia, prestando homenagem à bailarina Barbora Hruskova e à mestra de bailado Maria Palmeirim, anunciou hoje a entidade.
De acordo com a CNB, a peça coreográfica - também com recriação e encenação de Georges Garcia, segundo Jean Coralli e Jules Perrot - estará no palco do Teatro Camões até 06 de julho.
A interpretação musical ao vivo será da Orquestra de Câmara Portuguesa sob a direção do maestro Pedro Carneiro.
No dia da estreia para o público em geral, a CNB irá prestar homenagem à bailarina principal da companhia Barbora Hruskova, que se despede da carreira artística no bailado `Giselle` dançando ao lado do bailarino Maxim Clefos.
De nacionalidade francesa, Barbora Hruskova ingressou na CNB em 2003 como primeira bailarina após ter passado pela Companhia de Bailado de São Francisco, nos Estados Unidos, e pelo Ballet Real da Flandres, na Bélgica.
Em Portugal dançou praticamente todo o repertório da CNB, nomeadamente nos papéis principais de "O Lago dos Cisnes", "D. Quixote", "Giselle", "O Quebra Nozes", "La Sylfide", "A Bela Adormecida", "Romeu e Julieta", entre outros, e também em coreografias de Georges Balanchine, Heinz Spoerli, Uwe Scholz, Mauro Bigonzetti, Nacho Duato, Jirí Kylián, Hans Van Manen.
Também dançou obras dos coreógrafos portugueses Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Rui Lopes Graça e Clara Andermatt.
No dia 29 de junho às 16h00, a CNB irá igualmente prestar homenagem a Maria Palmeirim que se despede da carreira de mestra de bailado.
Após terminar a carreira de bailarina, Maria Palmeirim foi convidada por Armando Jorge, então diretor da companhia, para ser ensaiadora e mestra de bailado na CNB.
Ao longo da carreira, foi assistente de vários coreógrafos, tendo trambém trabalhado com a Fundação Balanchine, na qual foi convidada a remontar algumas obras em diversas companhias.
Foi mestra de bailado convidada do Ballet Nacional da Eslovénia, Ballet Nacional da Croácia, Ballet de Zaragoça, Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras companhias.
O bailado `Giselle` vai ter cenários concebidos por Ferrucio Villagrossi e figurinos tradicionais cedidos pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Este bailado clássico foi concebido numa época pós-revolucionária, respondendo ao gosto pelo fantástico, o irreal e as emoções fortes provocadas por uma narrativa em que as mulheres se transformam em seres alados misteriosos.
O ensaio geral solidário decorre a 26 de junho com a receita da bilheteira a reverter a favor da Associação Turma do Bem, Banco do Bebé - Associação de ajuda ao recém-nascido, e CEDEMA - Associação de pais e amigos dos deficientes mentais adultos.