"Code 46" vence Meliès de Ouro para melhor filme fantástico europeu
"Code 46", do britânico Michael Winterbottom, com Tim Robbins e Samantha Morton, é o vencedor do IX Méliès de Ouro, hoje atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (FEFCF) ao melhor filme europeu do género.
Além do filme de Winterbottom, uma história de amor intrigante centrada algures no futuro, em Xangai, China, os principais candidatos ao prémio foram "The Machinist", de Brad Anderson, "Calvaire", do belga Fabrice du Welz e "Les Revenants", do francês Robert Campillo, filme proposto pelo Fantasporto.
"The Machinist", proposto pelo festival anfitrião, é uma produção espanhola realizada pelo norte-americano Brad Anderson, com o britânico Christian Bale (o actor que encarna Batman no novo filme sobre o super-herói).
O argumento deste filme centra-se no conflito interior de um homem semi-enlouquecido por um sentimento de culpa na sequência de um crime em que involuntariamente se envolveu e que não foi capaz de assumir na altura própria.
Quanto a "Les Revenants", retoma um tema clássico dos filmes de culto de ficção científica dos anos 50 e passa-se numa pequena cidade francesa, onde todos os cidadãos mortos nos últimos 10 anos subitamente despertam e, aparentemente de boa saúde, regressam a suas casas, aos seus empregos e escolas.
"Calvaire", primeiro filme de Fabrice du Welz, retoma também um tema clássico do cinema fantástico, em que o protagonista, neste caso um cantor romântico em digressão, tem uma avaria na sua viatura que o leva a uma aldeia povoada de sinistros personagens que o fazem passar por um violentíssimo "calvário".
O Méliès de Ouro para a melhor curta-metragem foi para o candidato proposto pelo Fantasporto, "La dernière minute", de Nicolas Salis, uma parábola sobre a implacabilidade do tempo, realizada em animação.
"7:35 de la mañana", do espanhol Nacho Vigalondo, uma tragicomédia musical, foi o principal adversário do filme vencedor.
Esta foi a nona edição do galardão instituído pela FEFCF, de que o Fantasporto é membro-fundador, cuja cerimónia de entrega dos prémios é organizada rotativamente por cada um dos festivais participantes.
Os concorrentes a este galardão, que beneficia desde a sua criação do apoio do Programa MEDIA da União Europeia, são os filmes que ganharam o Méliès de Prata em oito dos principais festivais de cinema filiados na FEFCF.
Coube este ano, pela primeira vez ao Festival Internacional de Cinema Fantástico de Neuchatel (NIFFF), Suíça, a organização da cerimónia de entrega deste prémio, criado em homenagem ao pioneiro do cinema Georges Méliès, autor dos primeiros filmes fantásticos e criador dos primeiros efeitos especiais na Sétima Arte.
O júri foi presidido pelo britânico Steve Howe, director artístico da saga "O senhor dos Anéis", de Peter Jackson.