Coimbra vai ter em fevereiro uma Fanzinoteca
Coimbra, 26 jan (Lusa) -- Uma `fanzinoteca` com mais de mil exemplares, abrangendo várias temáticas, desde a música e política à culinária e poesia, é inaugurada a 04 de fevereiro em Coimbra, na Sala Arte à Parte.
Segundo a Associação Arte à Parte, com sede no Arco da Almedina, a Fanzinoteca UzineFanzine "é a primeira do género do país".
Reúne exemplares e coleções de revistas e publicações não profissionais sobre diversos assuntos, nomeadamente música, política, poesia, culinária e banda desenhada, bem como fanzines pessoais (à semelhança de diários) e um sobre doença terminais, publicado por uma jovem norte-americana -- disse hoje à agência Lusa Fernando Ferreira, um dos dois colecionadores que, a par com Nuno Loureiro, cedeu o seu espólio para a `fanzinoteca`.
"Será uma das primeiras a surgir em Portugal", disse Fernando Ferreira, adiantando não ter conhecimento da existência de nenhuma com estas características.
Do catálogo da `fanzinoteca` "fazem já parte centenas de títulos de diversas partes do mundo, designadamente Lituânia, Estados Unidos da América, França e Espanha, além de Portugal, dedicadas a temas tão distintos como por exemplo a música, a banda desenhada, o bizarro ou o feminismo, entre outros" -- lê-se num comunicado da Associação Arte à Parte.
"Vamos ter diariamente expostos e para consulta uns 15 ou 20 fanzines, para que as pessoas os possam ler, e depois vamos trocando as publicações", explicou Adélia Pinto, dirigente da Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte.
A ideia de criar um arquivo dinâmico de fanzines ("fanatic magazines"), aberto ao público, partiu de dois fervorosos aficionados: Fernando Ferreira, responsável pelo blogue Uzinefanzine, e Nuno Loureiro, editor do extinto fanzine Vortex.
Constituir um arquivo sob o formato de biblioteca, promovendo não só a conservação de diversos exemplares como a constante atualização do espólio, a sua divulgação e consulta, assim como a realização de diversas atividades relacionadas com este tipo de publicações, são os principais objetivos que presidem a esta iniciativa - é referido ainda na nota.
Geralmente ligados a movimentos alternativos, os fanzines são publicações feitas por fãs sobre determinada temática, que podem assumir vários formatos.
A fanzinoteca UzineFanzine, que contará também com uma página na Internet, é inaugurada com a presença de especialistas, editores e entusiastas, contemplando também o lançamento oficial do fanzine "Ricardo", realizado no âmbito do evento "Risca, Corta e Cola".