Coisas dos algoritmos: quem procura "idiota" encontra Trump

por RTP
DR

Já alguém chamou a este processo Google bombing: quanto mais utilizadores colocam na net artigos associando a palavra "idiota" à imagem de Trump, mais a pesquisa associa a palavra com a cara do inquilino da Casa Branca.

O fenómeno tornou-se viral desde a visita do presidente norte-americano ao Reino Unido, quando a banda de rock Green Day promoveu a sua canção "American Idiot" associada à imagem de Donald Trump. A partir daí muitos outros utilizadores começaram a fazer a mesma associação e esta, como uma bola de neve, foi-se impondo como o conteúdo para quem procurasse "idiota".

Boa parte dos utilizadores que cavalgaram esta onda, fizeram-no intencionalmente, e bem conscientes de que estariam a promover a referida associação. Mas daí a concluir que se trata de uma conspiração para manchar o bom nome de Trump vai uma considerável distância.

É que o carácter viral do processo não pode explicar-se pela iniciativa de um punhado de activistas e sim, precisamente, por haver muitos utilizadores que à partida se inclinavam para algum tipo de protesto contra Trump.

Segundo The Guardian, outras figuras políticas e nomeadamente presidentes norte-americanos foram, no passado, vítimas de associações pouco lisonjeiras: a cara de Bill Clinton, por exemplo, aparecia nas pesquisas para a palavra "rapist" (violador).
pub