Colcha de croché gigantesca vai ser pendurada na Ponte D. Luís por altura do Imaginarius

Santa Maria da Feira, 13 Mai (Lusa) - Uma gigantesca colcha de croché vai estar pendurada da Ponte D. Luís, no Porto, para assinalar o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua que decorre entre quinta-feira e sábado em Santa Maria da Feira.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A colcha com cerca de 35 metros, que será colocada na ponte logo que as condições climatéricas assim o permitirem, pretende afirmar a vocação metropolitana do Imaginarius.

A artista Joana Vasconcelos, que em 2007 decorou a torre de menagem do Castelo da Feira, concebeu o projecto em que estiveram envolvidas 1.000 mulheres.

"É uma homenagem às mulheres do povo e cria uma dinâmica de intercâmbio com a paisagem envolvente, redefinindo e estimulando as tradicionais relações entre a arte e o tecido social, em clara comunhão com o espectro paisagístico - arquitectónico e natural - envolvente", disse Joana Vasconcelos.

A instalação - intitulada "Varina" - é toda concebida em croché e elaborada artesanalmente pela população feminina do município, convocada para o efeito através de diversas colectividades.

A colcha será transportada por mulheres numa embarcação que através do Rio Douro fará a ligação entre Gaia e a Ponte D. Luís. Aí, a "Varina" será suspensa no tabuleiro superior da ponte.

A companhia "Remédios do Riso" abre quinta-feira de manhã a oitava edição do Imaginarius animando o Hospital de S. Sebastião, a lembrar a actuação do médico norte-americano Hunter "Patch" Adams, que trocou a medicina convencional por uma metodologia relacionado com o riso.

O cartaz do Imaginarius, que termina no sábado, abrange cerca de 60 espectáculos e outros eventos, trazidos às ruas e praças da cidade por 15 companhias de dez países - França, Quénia, Brasil, Chile, Alemanha, Inglaterra, Itália, Argentina, Espanha e Portugal.

Além dos espectáculos de teatro, o programa inclui ainda conferências, concertos, exposições, instalações e ateliês de formação teatral.

O Imaginarius representa para a autarquia um investimento de 250 mil euros, a que se juntam os apoios provenientes do Ministério da Cultura e o patrocínio de entidades privadas, perfazendo o orçamento global de cerca de 415 mil euros.

"O evento ganhou raízes e é hoje uma referência na região Norte em matéria cultural", disse à agência Lusa o vereador da Cultura de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria.

EYD.

Lusa/Fim


PUB