Colecção de contos de escritores portugueses sensibiliza crianças para uso eficaz da água
Uma colecção de quatro contos de escritores portugueses, como Matilde Rosa Araújo e José Jorge Letria, é lançada sábado, em Évora, para sensibilizar as crianças e os jovens para o uso eficaz da água.
Numa "comemoração antecipada" do Dia Nacional da Água, o lançamento do livro "Água - 4 contos", editado pela Associação de Jovens Professores da Região Alentejo (AJPRA), vai decorrer às 17:00, na Escola Secundária Severim de Faria.
"Através do livro, pretendemos, de uma forma lúdica e pedagógica, educar e sensibilizar as crianças e os jovens para a preservação e para o uso eficaz da água", explicou hoje à agência Lusa Aires Carvalho, da AJPRA.
O livro, numa edição bilingue, em português e espanhol, precisou, "aborda a temática da água sobre diferentes perspectivas e através de quatro contos" da autoria de Matilde Rosa Araújo, Maria Alberta Menéres, António Torrado e José Jorge Letria, acompanhados de ilustrações de Francisco Bilou.
A edição do livro está inserida num projecto luso-espanhol dedicado à preservação da água, que a AJPRA está a desenvolver em parceria com outras entidades, como o Conselho da Juventude da Extremadura espanhola e a Federação das Associações Juvenis do Alentejo, explicou Aires Carvalho.
Entre outras iniciativas, o projecto vai transformar a antiga Escola Básica nº 1 (EB1) do Louredo 2 - Senhor Jesus dos Aflitos, em Évora, num Centro de Educação para a Água/Aldeia das Ciências.
Neste centro, explicou Aires Carvalho, além de uma exposição permanente que "explora as várias problemáticas associadas à água", vão estar disponíveis materiais informativos, lúdicos e pedagógicos para "sensibilizar diversos públicos para a preservação da água".
Além da criação do centro, que vai ser apresentado segunda-feira, às 18:30, na antiga EB1 do Louredo 2, o projecto permitiu ainda a criação de vários produtos de sensibilização para a problemática da água.
Um "kit" pedagógico bilingue, em português e espanhol, com jogos e material multimédia, uma exposição itinerante, que irá percorrer várias escolas do Alentejo e da Extremadura espanhola, e materiais informativos e de sensibilização, para distribuir junto da população, são os produtos que foram criados.
Integrado neste projecto, a AJPRA criou também a ÁguaTV, uma televisão na Internet disponível, desde Março, em www.aguatv.org.
"É um espaço on-line, aberto e dedicado à água e ao desenvolvimento sustentável, que ainda está em versão experimental ", explicou Aires Carvalho.
O projecto, orçado em 300 mil euros, foi co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e contou com o apoio da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), do Instituto de Cultura Vasco Vill`Alva, do município de Évora e do Instituto Português da Juventude.