Comissão Europeia confirma prémio Melina Mecouri para a organização da Capital Europeia da Cultura

Guimarães, 08 set (Lusa) - A Comissão Europeia confirmou hoje a atribuição do prémio Melina Mercouri à organização da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 sublinhando o "esforço organizativo" e o "aprofundamento obtido no Programa Cultural".

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado enviado hoje à Agência Lusa, a Fundação Cidade de Guimarães, entidade encarregada da organização da CEC, informa que a proposta do Painel de Acompanhamento e Monitorização das Cidades Capitais Europeias da Cultura em 2012, feita em maio, foi hoje confirmada pelo diretor-geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia, Vladimir Susha.

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, adianta a Fundação, já se manifestou sobre esta atribuição afirmando que "este prémio distingue a originalidade e a promessa de uma CEC" que se espera que seja "um sucesso" e que "mobilize os vimaranenses e os Portugueses".

Francisco José Viegas avisou ainda que "é agora necessário, nesta fase de montagem da programação e do cenário da Capital da Cultura, mostrar que o prémio não chegou por acaso e fazer com que a partir de janeiro de 2012 Guimarães seja visitada".

Para o presidente da Fundação, João Serra, "a atribuição deste prémio confirma as boas opções tomadas em termos de preparação de Guimarães 2012".

João Serra esclareceu ainda que este prémio "é um estímulo poderoso para a CEC" e que "o prémio terá aplicação direta no reforço de ligação à cidade de Guimarães e na promoção internacional CEC".

Também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, em comunicado enviado à Lusa, manifestou "regozijo" por esta distinção.

"Este prémio significa o reconhecimento do trabalho e, sobretudo, da qualidade desse trabalho, e representa um estímulo e um incentivo para todos nós", lê-se.

António Magalhães garantiu ainda estar "seguro" que Guimarães e "toda a equipa de trabalho, sob nova liderança" saberão "aceitar este prémio como um reforço para a grande responsabilidade" assumida e que não "pouparão esforços para fazer de Guimarães 2012 uma grande Capital Europeia da Cultura".

A Comissão Europeia reitera assim a avaliação do Painel de Acompanhamento e Aconselhamento da Capital Europeia da Cultura 2012, que assinalou "o esforço organizativo da equipa de Guimarães 2012" e "o aprofundamento obtido no Programa Cultural relativamente à candidatura anteriormente apresentada".

Outro ponto sublinhado pela Comissão Europeia é a "estratégia de envolvimento e de uma procura efetiva de legado pós 2012".

Segundo a Fundação "a atribuição deste galardão atesta o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Comissão Europeia".

Entre os referidos critérios encontram-se "o respeito pela dimensão europeia, o envolvimento dos cidadãos e ainda a sustentabilidade que advém de se integrar numa estratégia de médio e longo prazo para a cidade".

Com um valor de um milhão e quinhentos euros o Prémio Melina Mercouri tem o nome da ministra da Cultura Grega que em 1985 propôs o lançamento do projecto Capital Europeia da Cultura aos Estados membros da, na altura, Comunidade Económica Europeia.

Tópicos
PUB