Companhia chilena adapta conto de Saramago "A Ilha Desconhecida"
Santiago, 26 Nov (Lusa) - Uma companhia teatral chilena fez uma versão teatral do conto do escritor José Saramago "A Ilha Desconhecida", à qual chamou apenas "A Ilha", e que está a apresentar em Santiago e noutras cidades do Chile.
O prémio Nobel da Literatura português está a par da aventura destes jovens actores chilenos, porque a cineasta chilena Carmen Castillo, que assistiu à primeira representação da peça, o informou.
"Quando recebi o convite, contei-lhe que no Chile estavam a montar um espectáculo a partir do seu conto. Mostrou-se feliz e interessado", declarou à agência Efe a cineasta, em cuja opinião a versão teatral reflecte "com fidelidade" o que o escritor português quis dizer na sua narrativa.
A obra conta a história de um homem destemido que, ansiando encontrar a Ilha Desconhecida, consegue que um rei mesquinho lhe ofereça uma caravela para levar a cabo a aventura.
Após várias peripécias, o aventureiro inicia a sua busca em conjunto com a única pessoa que se atreve a acompanhá-lo, a mulher que faz as limpezas no palácio real, depois de baptizar a caravela também como "A Ilha Desconhecida", por entender que o sonho e a realidade podem fundir-se numa mesma certeza.
Com cenas cómicas, canções contagiantes e principalmente orientada para um público infantil, a peça, a que a companhia chilena chamou apenas "A Ilha", não distorce a mensagem do original que, segundo a encenadora, Samanta Pizarro, outra não é que a procura da identidade.
Num gesto de reconhecimento a Saramago, o grupo de teatro preocupou-se em gravar um vídeo da peça para lhe enviar.
"Parece-nos maravilhoso estabelecer uma ligação" com o autor, argumentou a encenadora.