Companhia de Almada vai participar no Festival Internacional de Dança da Polónia em Julho
A Companhia de Dança de Almada vai participar no Festival de Dança Contemporânea da Polónia, a 27 de Julho, apresentando a coreografia "Submersão do Meu Ser", de Rita Galo, no Teatro Slaski Tanca, em Bytom.
De acordo com a Companhia, a participação na XIV Annual International Contemporary Dance Conference and Performance Festival 2007 ocorre na sequência de colaborações anteriores com a companhia Poláca Silesian Dance Theatre, organizadora do evento.
Em 2005, durante uma digressão nas cidades polacas de Cracóvia, Tychy e Bytom, a companhia portuguesa apresentou "O Desejo Veste um Corpo", espectáculo do seu repertório.
"Submersão do Meu Ser", espectáculo criado, produzido e interpretado por uma equipa cem por cento portuguesa, é um trabalho inspirado no quadro "O Jardim das Delícias" do pintor flamengo Hieronymus Bosch, e foi premiado como a melhor estreia em sala na 26.ª edição da Fira de Teatre Al Carrer, Tárrega (Espanha) em 2006.
A coreógrafa Rita Galo inspirou-se nas formas imaginárias e figurações demoníacas do quadro de Bosch: "Surpreende-me pela originalidade e liberdade de pensamento. Rico de Imaginação e cultura, o Bosch do século XVI mostra-se extremamente actual", refere, numa nota explicativa sobre o seu trabalho.
"Passados 500 anos, continuamos a viver medos e receios que não se podem prever ou controlar: as catástrofes naturais e o terrorismo são dois factores de pressão", acrescenta, sobre o significado da coreografia.
O Annual International Contemporary Dance Conference and Performance Festival realiza-se anualmente em Bytom, é considerado o maior evento de dança contemporânea de âmbito internacional organizado na Polónia e reúne profissionais desta área provenientes de todo o mundo.
A Companhia de Dança de Almada é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, através do Instituto das Artes, e pela Câmara Municipal de Almada.