Companhia portuguesa Vortice dirige espetáculo "Beatles na Favela" no Brasil

por Lusa

Leiria, 26 fev (Lusa) - A companhia Vortice Dance, de Fátima, estreia no dia 21 de abril em São Paulo, no Brasil, o espetáculo "Beatles na Favela", preparado nos últimos meses nas favelas Canta Galo e do Vigário Geral, do Rio de Janeiro.

Além da companhia dos coreógrafos Rafael Carriço e Cláudia Martins, que assumem a direção artística, o projeto integra a banda AYNIL, de São Paulo, e a organização não-governamental Afroreggae, do Rio de Janeiro.

A antestreia foi esta semana, no Teatro Bradesco, em São Paulo, e "o resultado foi uma produção que surpreendeu e encantou todos os que estiveram presentes. O público cantou e dançou ao som dos mais famosos sucessos da maior banda de rock da história", conta à agência Lusa Rafael Carriço.

"Beatles na Favela" resulta de "uma mescla de linguagens", como dança, circo, música, videografia e cenografia, cruzando a história da banda britânica e o meio social dos bairros brasileiros.

"É uma ideografia impactante, totalmente inspirada no universo Beatles e na realidade diária da vida nas favelas", avança o coreógrafo.

O mote inspirador foi a mensagem pacifista dos "Fab Four", por oposição à presença de armas e violência das favelas. Em Canta Galo e Vigário Geral, a Afroreggae resgata crianças e jovens do tráfico de drogas e do crime, "oferecendo-lhes uma proposta de vida totalmente modificada através da arte".

Durante três meses, os coreógrafos portugueses cruzaram-se nas favelas com alguns desses jovens, armados a céu aberto, e por "bocas de fumo", locais de tráfico de droga.

"Os processos criativos nunca são fáceis... são feitos de adversidades que se ultrapassam em equipa. Em todo o processo tivemos o acompanhamento de grandes profissionais da Afroreggae. Quando subíamos o morro, quando filmávamos ou fotografávamos, frequentemente se ouvia `São estrangeiros`. Porque é isso que somos no contexto destas comunidades. É fundamental sabermos como habitar num sítio onde as coisas acontecem muito rapidamente e estão muito próximas".

Ali, acrescenta, "o bem e o mal convivem na mesma esquina".

Após a estreia a 21 de abril, "Beatles na Favela" - que envolve uma equipa de 40 intervenientes - parte em digressão por São Paulo, Rio de Janeiro e onze estados brasileiros.

"Será uma tournée que se prolongará por mais de meio ano. Para depois disso, já estão a ser desenvolvidos contactos na Europa e Estados Unidos", avança Rafael Carriço.

Sobre o resultado final, o coreógrafo da Vortice revela que, por exemplo, o tema "Live and let die", que Paul McCartney compôs para a saga 007, serve de "metáfora de um herói que sobrevive no meio da favela, estando representada também a chacina do Vigário Geral, que aconteceu no início dos anos 90".

A obra dos Beatles é central neste espetáculo, a que se associará "a maior exposição de sempre" sobre a banda inglesa.

"Em sequência deste espetáculo, o produtor Carlos Guidalberto Branco realizará a maior exposição de Beatles do mundo", num projeto que estreia em agosto, em São Paulo, e que conta com o governo de Inglaterra, o Ministério da Cultura brasileiro, a Getty Images e a Universal Music como parceiros.

 

 

Tópicos
pub