"Comunidade", de Luiz Pacheco, com pinturas de Cruzeiro Seixas em homangem a Mário Cesariny
Lisboa, 20 Nov (Lusa) - "Comunidade", de Luiz Pacheco, vai ser lançado dia 26 numa edição especial, com 18 pinturas de Cruzeiro Seixas, por ocasião do primeiro aniversário da morte de Mário Cesariny, poeta a quem o livro foi originalmente dedicado.
A iniciativa partiu da Perve Galeria, a que Cesariny, poeta e pintor, esteve ligado e onde realizou a sua última exposição.
Os 18 quadros incluídos nos 350 exemplares da edição, impressos em serigrafia e assinados pelos autores, foram realizados por Cruzeiro Seixas entre os anos 50 do século XX e a actualidade. É a primeira vez que o pintor e Luiz Pacheco colaboram num projecto do género.
Fonte da Perve Galeria assinalou à agência Lusa que alguns dos quadros têm no livro a sua primeira divulgação pública.
O lançamento, com a presença de Luiz Pacheco e Cruzeiro Seixas, está agendado para as 18:00 do dia 26 nas instalações onde em tempos funcionou, no Rossio, o Café-Gelo, um lugar referencial de tertúlias de intelectuais e artistas, entre os quais "Os surrealistas", na primeira metade do século XX.
Do grupo "Os surrealistas", em cuja criação estiveram envolvidos Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, fizeram ainda parte, entre outros, António Maria Lisboa, Pedro Oom e Mário Henrique Leiria.
Ainda no dia 26, às 21:00, na Livraria Almedina, Fórum Saldanha, serão exibidos vídeo-documentários, alguns dos quais inéditos, sobre Pacheco, Seixas e Cesariny.
No espaço da livraria ficarão em exposição até 16 de Dezembro algumas das serigrafias do livro.
No âmbito da homenagem, a Perve Galeria lança igualmente quatro edições em serigrafia, de 100 exemplares cada, de quatro das pinturas do livro e a edição de "Timothy McVeigh - O condenado à morte", o último livro de Cesariny, publicado em 2006 e integralmente impresso em serigrafia.
RMM.