Concerto de música antiga inaugura X Festival Internacional de Mafra
Um concerto de música antiga ibérica executado pelo Banchetto Musicale Lusitana inaugura sábado, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, o X Festival Internacional de Música de Mafra.
De acordo com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), a programação desta décima edição do festival abrange a música do século XII ao século XIX, compositores de vários países e uma grande diversidade instrumental.
No sábado, às 18:00, o programa de abertura do evento inclui ainda um concerto de violino e piano por Jennifer Pike e Andrew West.
A 08 de Outubro está previsto um concerto de dois órgãos com Yves Rechsteiner e Bernard Allard, a 14 de Outubro um recital de cravo com Cristiano Holtz e no dia seguinte o grupo La Chimera tocará música barroca espanhola e canções da América do Sul.
No fim-de-semana seguinte actuam o Ensemble Micrologus, formação italiana de reportório medieval, e o festival termina, no último fim- de-semana de Outubro, com actuações da Accademia Bizantina, que utiliza habitualmente instrumentos antigos genuínos, e o Ensemble Jachet de Mantoue, que se dedica à interpretação de música renascentista inglesa e espanhola.