Concerto de Rui Veloso e musical de Nuno Feist nas Festas de Coimbra

por Lusa
DR

Um concerto de Rui Veloso e o espetáculo "O Melhor dos Musicais", de Nuno Feist, são dois dos eventos que, no âmbito das Festas da Cidade, se realizam no fim de semana em Coimbra.

As Festas da Cidade decorrem entre hoje e dia 12, em formato adequado ao atual contexto de pandemia e "no cumprimento integral das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS)", afirma a Câmara de Coimbra.

Em 2020, "as celebrações serão diferentes dos últimos anos, apostando em eventos simultâneos, entradas controladas para adequar a lotação e transmissões `online` para as redes sociais", sublinha a autarquia, que promove uma programação orientada para "apoiar a retoma da economia local", baseada essencialmente em artistas locais, adotando um modelo "completamente moldado às novas circunstâncias impostas pelo atual contexto de pandemia".

O Jardim da Sereia será o palco, às 22:00 de sábado, 04 de julho - Dia da Cidade e feriado municipal - do concerto de Rui Veloso, "um dos artistas mais influentes da música portuguesa, com músicas e sucessos que atravessam gerações", salienta a Câmara.

Dirigido pelo maestro Nuno Feist, "O Melhor dos Musicais", que terá lugar no domingo, às 18:00, no grande auditório do Convento São Francisco, "é um espetáculo único com os maiores êxitos de sempre da Broadway e do West End", reunindo "os melhores artistas da atualidade", que contam com "uma orquestra que toca as mais belas canções de sempre".

Neste espetáculo participam ainda a Orquestra Clássica do Centro e o Coimbra Feist Choir.

Para além de Rui Veloso, o Jardim da Sereia também será palco de concertos, igualmente com lugares marcados e transmissão `online`, designadamente em 10 de julho e no dia seguinte, com atuações dos Anaquim e de André Sardet com João Só, respetivamente, ambos às 22:00.

Do programa, destaque ainda, designadamente, para os espetáculos de Anaquim, JP Simões, Cithara, Mancines ou Os Quatro e Meia, que estarão hoje, às 22:00, na Praça das Bandeiras do Convento São Francisco.

O `cartaz` das Festas integra também iniciativas como exposições, programação infantil, mini-concertos em simultâneo em vários locais, e "`vídeo mapping` nas fachadas das casas, num espetáculo itinerante denominado `Festival à Janela`, por várias freguesias do concelho" e serões em casas de fado, exemplifica a Câmara.

Com um total de dez espetáculos distribuídos por cinco espaços, os mini-concertos prometem levar a palco "muitos artistas de Coimbra ou que, de algum modo, estão ligados à cidade", para "dar a conhecer ao público o que de melhor por cá se faz", da comédia à música, desde o pop rock à música tradicional portuguesa ou ao jazz com a canção de Coimbra.

O espetáculo itinerante de `vídeo mapping` nas fachadas das casas, da empresa O Cubo, denominado "Festival à Janela", pretende, refere a Câmara de Coimbra, que "o público assista, confortavelmente, a partir das janelas e varandas de suas casas a concertos projetados no espaço urbano de zonas como, por exemplo, Vale das Flores (hoje), Cidral e Solum, Celas e Olivais (dia 05), ou Santa Clara e São Martinho do Bispo (dia 11), sempre a partir das 21:30.

Tópicos
pub