Concerto solidário ajuda projeto da Casa do Artista do Norte

O Coliseu do Porto recebe esta quarta-feira um concerto para angariação de fundos que pretende relançar o projeto de uma Casa do Artista do Norte, contando com participações de Gisela João, GNR, Miguel Araújo e Ornatos Violeta.

Lusa /
A Casa do Artista do Norte será similar à de Lisboa APOIARTE

Ambição com décadas da comunidade artística, o projeto de uma Casa do Artista no Norte do país chegou a ganhar corpo em 2009, com desenho do arquiteto Manuel Correia Fernandes e local atribuído em Matosinhos, mas teve de ser revisto por questões de segurança e dimensões, sem qualquer desenvolvimento desde então.

A Câmara Municipal de Matosinhos já indicou, este mês, manter a disponibilidade para encontrar um local para acolher o projeto.

Com capacidade para 120 utentes, metade dos quais residentes, a futura Casa do Artista no Norte será constituída por residências e centro de dia. 

Entre os serviços a prestar estão os cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação, enfermagem e assistência medicamentosa. “Os artistas são uma classe socioprofissional que enfrenta muitas dificuldades, sobretudo em idade avançada”, diz João de Sousa Cunha, o presidente. 

O modelo de funcionamento a implementar será em tudo similar ao da sede em Lisboa, que funciona desde 1999, embora, numa primeira fase, por contenção de custos, o projeto não contemple a construção de um auditório.

Com a participação já confirmada de Gisela João, GNR, Miguel Araújo, Ornatos Violeta, Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça, José Raposo, Óscar Branco, Pedro Lamares, Rita Reis e Rui Xará, a gala solidária inscreve-se no esforço da associação de angariar receitas próprias.


PUB