Concertos na Torre de Belém com Carlos do Carmo, Camané e Da Weasel

O primeiro fim-de-semana de Setembro será animado no relvado da Torre de Belém, em Lisboa, por Carlos do Carmo e Camané com a Sinfonieta de Lisboa e a banda portuguesa Da Weasel com uma orquestra sinfónica.

Agência LUSA /
Carlos do Carmo já actuou este ano com a Sinfonieta, na reabertura da Aula Magna da Universidade de Lisboa DR

Camané, que tem realizado várias experiências musicais, nomeadamente na área pop, estreia-se sábado dia 02 de Setembro a cantar acompanhado pela Sinfonieta, sob a batuta de Vasco Pierce de Azevedo.

Neste espectáculo Camané partilhará o palco com Carlos do Carmo, que tem actuado várias vezes com a Sinfonieta, e ainda a actriz Eunice Muñoz, que declamará alguns poemas, o pianista Bernardo Sassetti, os guitarras Ricardo Rocha e José Manuel Neto, o viola Marino de Freitas e o contrabaixo Paulo Paz.

O projecto intitulado "Concertos na Torre de Belém" é organizado pela EGEAC (Empresa Municipal de Gestão e Animação Cultural), e inclui a actuação dos Da Weasel, no domingo.

A banda portuguesa, com 13 anos, será acompanhada por uma orquestra sinfónica constituída por músicos de diferentes orquestras nacionais, sob a direcção do maestro Rui Massena.

Os Da Weasel já realizaram dois concertos com uma orquestra sinfónica, nomeadamente em Setembro do ano passado no Funchal, e em Junho último em Santa Cruz, também na ilha da Madeira.

Os dois concertos realizaram-se com a Orquestra Clássica da Madeira sob a batuta de Massena, o seu maestro titular.

A orquestra sinfónica acompanhará a banda durante todo o concerto, não se tratando de "arranjos para cordas pontuais", explicou fonte da produção à Lusa.

Camané e Carlos do Carmo irão interpretar temas dos respectivos repertórios.

Na Gala do Autor, realizada o mês passado no Teatro S. Carlos em Lisboa, Carlos do Carmo tocou acompanhado pela Sinfónica Nacional "Fado Ultramar" (José Mário Branco) e "Anarda" (Barbosa du Bocage/Alfredo Marceneiro).

O fadista actuou já este ano com a Sinfonieta na reabertura da Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Camané gravou o ano passado temas inéditos de António Variações, com Manuela Azevedo e David Fonseca.

No próximo ano o intérprete de "Filosofias" (João Linhares Barbosa/Francisco Viana) actuará no Teatro São Luiz, em Lisboa, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, naquela que será a sua primeira experiência do género.


PUB