Confraria oferece tripas à moda do Porto a 1.500 pessoas

A Confraria das Tripas à Moda do Porto vai oferecer sábado este prato típico da gastronomia portuense a 1.500 pessoas, numa iniciativa de solidariedade cuja receita reverterá para apoio do Grupo de Acção Social (GAS).

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A iniciativa terá lugar no Palácio de Cristal, com entrada livre, apenas exigindo a organização que os participantes façam um donativo "no valor que entenderem e puderem" a favor daquela instituição de cariz social.

A denominada `Festa da Partilha` cumpre este ano a sua quarta edição, assumindo-se como "um acto de solidariedade e de evocação dos valores dos tripeiros, entre os quais a generosidade e a partilha dos bens".

"Não existem lugares VIP e todos serão bem-vindos", esclarece uma nota de imprensa enviada à Lusa

A Confraria das Tripas à Moda do Porto, criada em 2001, ano em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura, tem como objectivo a divulgação deste prato, que dá aos portuenses o apelido de `tripeiros`.

As Tripas à Moda do Porto são feitas com dobrada de vitela, feijão, galinha, enchidos e especiarias, como cravinho, pimenta preta e branca, louro e cominhos.

A confraria, presidida actualmente pelo chefe Hélio Loureiro, conta entre os seus confrades com nomes como Rui Rio, Almeida Santos, Luís Filipe Menezes, Valentim Loureiro, Valente de Oliveira, José Rodrigues, Daniel Serrão, Rui Nabeiro, Artur Santos Silva, Belmiro Azevedo e Rui Reininho.


PUB