Confusão nos Óscares. O pedido de desculpas já chegou

por RTP
Lucy Nicholson - Reuters

Um erro épico durante a entrega de prémios dos Óscares: "La La Land" ganhou, por momentos, o Óscar de melhor filme. Mas afinal a estatueta era de "Moonlight". A consultora PriceWaterhouseCoopers (PwC) já veio a público pedir desculpa pela troca dos cartões.

Foi a mancha na noite dos Óscares. Os actores Warren Beatty e Faye Dunaway foram os responsáveis pelo anúncio da categoria de melhor filme. Mas o envelope vermelho que lhes chegou foi o errado.

A dupla de “Bonnie and Clyde” anunciou “La La Land” como melhor filme do ano. No entanto, a vitória foi curta, porque afinal a estatueta dourada era mesmo para “Moonlight”.

Warren Beatty abriu o envelope e até hesitou por instantes, mas prosseguiu com a icónica frase: “O Óscar de Melhor Filme vai para…”. E como combinado Faye Dunaway, sem hesitar, completou e anunciou “La La Land”.
Foi com a equipa do musical em palco e já com alguns agradecimentos feitos que o erro se desfez.

Um episódio digno de filme. Foi preciso um dos produtores do musical, Jordon Horowitz, interromper as comemorações e explicar a situação. “O vencedor é Moonlight. Não estou a brincar, o Óscar é vosso”.

Mas, afinal, de quem foi a culpa? Durante a cerimónia, Warren Beatty responsabilizou-se pela situação, dizendo que tinha o cartão errado. Quando abriu dizia “Emma Stone, La La Land” e por isso a sua hesitação. "Não estava a tentar ser engraçado", explicou.

O cartão trocado é apontado como o motivo de toda a confusão. A consultora PricewaterhouseCoopers (PwC), que há 83 anos colabora com a Academia para garantir o sigilo e a segurança dos envelopes com os nomes dos vencedores, já veio a público pedir desculpa.

“Pedimos as mais sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway e aos espectadores da cerimónia dos Óscares pelo erro durante o anúncio do Melhor Filme. Os apresentadores receberam, por engano, o envelope da categoria errada. Quando se descobriu o erro foi imediatamente corrigido”, justificou a PwC.
O verdadeiro vencedor
O vencedor da categoria de Melhor Filme foi “Moonlight”. Mas o musical “La La Land”, o grande favorito da noite, terminou a cerimónia com seis estatuetas. Entre estas a de melhor realizador para Damien Chazelle, que, aos 32 anos, é o mais jovem vencedor desta categoria.

A atriz Emma Stone, eleita a melhor atriz pelo protagonismo em “La La Land”, deu a sua versão da história.

“Estamos muito contentes por “Moonlight”. Acho que é um dos melhores filmes de todos os tempos. Mas eu estava a segurar o meu cartão de Melhor Atriz o tempo todo, por isso o que quer que tenha acontecido — e não quero começar aqui nenhuma história — mas o que quer que tenha acontecido, eu tinha o cartão na mão. Não tenho a certeza do que aconteceu”, disse a atriz.

Um erro épico durante a entrega de prémios dos Óscares: "La La Land" ganhou, por momentos, o Óscar de melhor filme. Mas afinal a estatueta era de "Moonlight".


Nos Estados Unidos, este caso, já batizado de envelopegate, está a ser esmiuçado pela imprensa.
pub