Conquista do castelo de Monsaraz por D. Nuno Álvares Pereira é recriada este sábado
Reguengos de Monsaraz, Évora, 03 nov (Lusa) -- A conquista do castelo de Monsaraz por D. Nuno Álvares Pereira, em 1384, vai ser recriada este sábado, com base na lenda que atribui ao Santo Condestável o estratagema para tomar a fortaleza da vila medieval alentejana.
A recriação histórica, protagonizada pela Companhia de Teatro Viv`arte, a partir das 17:00, é promovida pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em conjunto com a Junta de Freguesia de Monsaraz.
O município alentejano revelou hoje que a iniciativa pretende "mostrar a contenda que decorreu no interior do castelo de Monsaraz", quando da sua conquista.
"Nuno Álvares Pereira terá atraído os defensores da praça-forte ao seu exterior, com o objetivo de capturar umas vacas que o futuro condestável havia soltado, estrategicamente, nas proximidades da vila", explica a autarquia, acerca da lenda em que se baseia a recriação.
Os homens do alcaide Gonçalo Rodrigues de Sousa, que "tinha o castelo por D. Beatriz", tentaram "capturar as rezes", sem imaginar "o que se iria seguir", acrescenta.
"Nesse momento, os homens de Nuno Álvares", que estavam "escondidos", entraram no perímetro amuralhado da povoação.
Aí, encerraram, de imediato, as portas, "impedindo o regresso dos cavaleiros inimigos" e, de seguida, tomaram "facilmente" o castelo.
A recriação deste "interessante estratagema" de D. Nuno Álvares Pereira para tomar a fortaleza inclui uma encenação teatral, cujos participantes vão estar vestidos com os trajes da época, sendo ainda a batalha disputada a cavalo e a pé.