Contrabaixista Buster Williams abre sexta-feira Estoril Jazz 2007

O quarteto do contrabaixista norte-americano Buster Williams actua sexta-feira no auditório do Parque Palmela, no começo do 26.º Festival Estoril Jazz, que a organização define como um dos mais diversificados de sempre.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Durante quase trinta anos, Buster Williams acompanhou dezenas de músicos sonantes do jazz até ao dia em que decidiu gravar em nome próprio, em finais dos anos 1980, o álbum "Something More", que deu origem a um quinteto com o mesmo nome. Em 2004 editou o álbum "Griot Liberté".

O Estoril Jazz decorrerá de 06 a 08 e de 13 a 15 de Julho com propostas entre o jazz mais clássico e as propostas mais "avant-garde", como explicou o promotor do festival, Duarte Mendonça, à agência Lusa.

Do cartaz deste ano, "o mais caro de todas as edições", destaca-se a actuação, no domingo, do San Francisco Jazz Collective, uma formação com oito músicos lançada em 2004 por ocasião do festival San Francisco Jazz.

Entre os músicos do colectivo contam-se o saxofonista Joe Lovano, o trompetista Dave Douglas e a pianista Renee Rosnes.

No dia 14 destaca-se a estreia do barítono Kurt Elling, que Duarte Mendonça elege como "o melhor cantor de jazz da actualidade".

O trio do saxofonista Joshua Redman (dia 13) e o trompetista português Laurent Filipe, dia 10 no Casino Estoril e no dia 14 no parque Palmela, também integram o cartaz.

A fechar, no dia 15 de Julho, Duarte Mendonça juntará músicos que, à partida, não tocaram juntos, na iniciativa "Jazz at Palmela Park".

Este ano, o concerto de encerramento juntará os músicos Wycliffe Gordon, Terell Stafford, Jesse Davis, Grant Stewart, o trio de Cyrus Chestnut, Art Themen e Roy McCurdy.

Aproveitando a ida ao Estoril Jazz, o saxofonista Art Themen actua nos dias 11 e 12 de Julho no Hot Clube de Portugal com o trio de Filipe Melo.

PUB