Contratenor Luís Peças edita álbum com repertório barroco e romântico

O contratenor Luís Peças apresenta domingo o álbum, "Avé Maria", em que interpreta peças de cariz religioso de compositores como Schubert, Titelouze e Fauré, entre outros, acompanhado por João Santos no órgão e teclados.

Agência LUSA /

Peças, que no ano passado realizou vários recitais no Mosteiro de Alcobaça, publicou a expensas próprias o álbum, que será apresentado pelo musicólogo Alexandre Delgado, domingo à tarde, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça.

Em declarações à Lusa, Alexandre Delgado afirmou que "só pela sua enorme modéstia e timidez é que este extraordinário cantor lírico não é mais conhecido, como merecia, e também nós, público".

Na avaliação de Delgado, Peças é um contratenor "de voz puríssima e muito expressiva", que escolheu obras dos repertórios barroco e romântico para este seu segundo álbum.

O anterior álbum, também em edição de autor, saído há três anos, é de canções populares andaluzas de Federico García Lorca, sendo Peças acompanhado pelo guitarrista clássico Israel Costa Pereira.

Neste novo álbum, "Avé Maria", Peças interpreta, entre outras obras, "Avé Maria", de Franz Schubert, "Ave Maris Stella" (hinos I, II, III e IV), de Jean Titelouze, "Panis Angelicus", de César Frank, "Pie Jesu", de Gabriel Fauré, e "Lascia ch`io pianga", de Georg Haendel.

Natural de Alcobaça, Luís Peças iniciou os seus estudos musicais, em 1985, na banda de música da cidade, como oboísta.

No ano seguinte ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde prosseguiu os seus estudos musicais.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com Liliane Bizinech.

Paralelamente, trabalhou com professores como Max van Egmond e Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga, e em 1999 aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor Rodney Gibson.

Tem actuado em vários Festivais de Música, nomeadamente acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado.

Em 1993 integrou o elenco do musical "Maldita Cocaína", que qualificou de "experiência interessante".

Em 2004 e 2005 produziu "Encontros de Música e Dança" e "Encantamento", com vários artistas de diversas artes do espectáculo.

Dia 29 de Junho, apresentará "Avé Maria" num recital no Museu do Traje, em Lisboa.

PUB