Convento dos Paulistas e a sua Igreja de Santa Catarina entre os 14 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa

por Arlinda Brandão - Antena 1

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

A organização Europa Nostra e o Instituto do Banco Europeu de Investimento anunciam que a Igreja e o Convento dos Paulistas, em Lisboa, já estão entre os 14 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa. Mas a lista final dos sete monumentos e sítios mais ameaçados para 2025 será conhecida em abril.

Com esta iniciativa os monumentos escolhidos como estando em perigo, têm maior visibilidade procurando-se reunir apoios públicos e privados, incluindo financiamento.
 A candidatura foi feita pela Associação da sociedade civil - Fórum Cidadania Lx; o Comité Consultivo deste programa destaca que a Igreja e o Convento dos Paulistas “constituem um importante marco histórico” e que “apesar da sua degradação, continuam a ser um magnífico exemplo de arquitetura religiosa".
O Convento dos Paulistas e a sua Igreja, a Igreja de Santa Catarina, têm património único reconstruido após o terramoto de 1755. E precisam com urgencia de restauro e recuperação a começar pela cobertura e telhado.

A "Europa Nostra", Organização Europeia de defesa e promoção do Património, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.
O programa "Os 7 Mais Ameaçados" tornou-se uma iniciativa líder da sociedade civil para a salvaguarda do património Europeu em perigo, atuando como catalisador para reunir apoios públicos e privados, incluindo financiamento.
Depois desta pré seleção em abril é anunciado se a Igreja e o Convento dos Paulistas estão na lista final dos sete monumentos e sítios mais ameaçados da Europa na edição deste ano de 2025.

PUB