Coordenador da Programação António Jorge Pacheco substituirá Pedro Burmester na direcção artística

Porto, 23 Jun (Lusa) - António Jorge Pacheco será o substituto de Pedro Burmester como director artístico da Casa da Música, a partir de Janeiro de 2009, anunciou hoje, no Porto, fonte do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Esta opção representa uma opção pela continuidade da estratégia artística e educativa até agora seguida pela Fundação, já que António Jorge Pacheco está no projecto Casa da Música desde 1999 e desempenha actualmente as funções de Coordenador de Programação da instituição.

Em acumulação, tem também a seu cargo a gestão artística do Remix Ensemble e da Orquestra Barroca Casa da Música.

António Jorge Pacheco integrou, entre 1999 e 2001, o Grupo de Trabalho da Casa da Música, por nomeação do ministro da Cultura.

Durante o mesmo período, desempenhou o cargo de Coordenador da Programação Musical da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, tendo sido director artístico interino da Casa da Música, entre Novembro de 2005 e Março de 2006

"O percurso de António Jorge Pacheco e, em particular, o seu entusiasmo, profissionalismo e dedicação dão todas as garantias de que a sua escolha é a escolha certa para consolidar a Casa da Música enquanto instituição cultural de referência em Portugal e no Mundo", afirma a Administração da Casa da Música no comunicado em que anuncia o nome do seu próximo director artístico.

António Jorge Pacheco substituirá Pedro Burmester, que no início de 2008 comunicou à Administração da Casa da Música, a intenção da abandonar a sua instituição para se dedicar a tempo completo à sua carreira como pianista.

O próximo director artístico da Casa da Música é membro do Réseau Varèse (Associação dos Promotores de Música Contemporânea), com sede em Paris, para cuja direcção foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, integrando também, desde 2006, a Comissão Instaladora do European Ensembles Network, sedeado em Oslo.

Em 2007, foi membro do Júri do Festival de Música da Bienal de Veneza e, desde 2002, tem participado regularmente nas conferências internacionais da ISPA (International Society of Performing Arts) e da IAMA (International Arts Management Association).

Além da música, também a área literária tem marcado o percurso de António Jorge Pacheco, tendo traduzido do italiano obras, textos e libretos.

Colaborou ainda com revistas literárias e com a imprensa e publicou as obras "O Guardador de Sonhos" e "Passeava-se a Donzela".

António Jorge Pacheco foi ainda consultor artístico da Fundação Luso-Internacional e da Casa da Artes de Vila Nova de Famalicão, coordenador das Actividades Culturais do Europarque e crítico de ópera.


PUB