Cópia da Constituição dos EUA vendida em leilão por 37,9 ME, recorde histórico

por Lusa
Jason Szenes - EPA

Uma rara cópia da original Constituição dos EUA, assinada a 17 de setembro de 1787, em Filadélfia, foi vendida em leilão por 43 milhões de dólares (37,9 milhões de euros).

É um "preço recorde mundial para um documento histórico em leilão", disse um porta-voz da Sotheby`s na quinta-feira em Nova Iorque, dizendo que custou exatamente "43,2 milhões de dólares", incluindo comissões.

De acordo com a Sotheby`s, restam apenas "13 cópias conhecidas" da primeira impressão da Constituição dos EUA, assinada a 17 de setembro de 1787 em Filadélfia, embora 500 tenham sido provavelmente impressas na altura.

O documento - um dos dois únicos ainda pertencentes a particulares - tinha sido estimado em setembro num máximo de 20 milhões de dólares (17,6 milhões de euros).

Agora foi vendido por mais do dobro dessa quantia em apenas oito minutos.

A Sotheby`s não divulgou o nome do comprador.

O texto, assinado pelos "Pais Fundadores" dos Estados Unidos da América, incluindo George Washington, Benjamin Franklin e James Madison, fazia parte de uma coleção privada de documentos constitucionais norte-americanos que datavam do período revolucionário de 1776 a 1789.

Selby Kiffer, historiador e especialista em manuscritos e livros antigos da Sotheby`s, saudou em comunicado "a ocasião monumental e histórica da venda deste exemplar excecionalmente raro", que provavelmente foi impresso na noite de 16 de Setembro de 1787.

 

Tópicos
pub